2024
Formação Auditiva III
Nome: Formação Auditiva III
Cód.: MUS12999L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver a capacidade de compreensão da linguagem musical através de treinos auditivos;
Desenvolver a audição interior na base dos conhecimentos teóricos adquiridos;
Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma.
Após concluir a disciplina, os alunos devem ser capazes de:
Ouvir e identificar acordes, progressões harmónicas e modulações, utilizando tríades na posição fundamental, nas primeiras e segundas inversões;
Ouvir e identificar ritmos a duas vozes;
Mostrar competências na realização de ditados a duas ou três vozes.
Mostrar competências na entoação de melodias tonais e não-tonais.
Desenvolver a audição interior na base dos conhecimentos teóricos adquiridos;
Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma.
Após concluir a disciplina, os alunos devem ser capazes de:
Ouvir e identificar acordes, progressões harmónicas e modulações, utilizando tríades na posição fundamental, nas primeiras e segundas inversões;
Ouvir e identificar ritmos a duas vozes;
Mostrar competências na realização de ditados a duas ou três vozes.
Mostrar competências na entoação de melodias tonais e não-tonais.
Conteúdos Programáticos
Encadeamentos harmónicos de acordes no estado fundamental e com inversões;
Ditados rítmicos a duas vozes;
Ditados a 3 vozes em estilos musicais diferentes;
Exercícios melódicos não-tonais.
Ditados rítmicos a duas vozes;
Ditados a 3 vozes em estilos musicais diferentes;
Exercícios melódicos não-tonais.
Métodos de Ensino
Nas aulas:
Exposição teórica dos temas e conceitos principais.
Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador, piano digital.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Exercícios semanais (50%)
- Teste escrito de duas horas (50%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (100%)
Exposição teórica dos temas e conceitos principais.
Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador, piano digital.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Exercícios semanais (50%)
- Teste escrito de duas horas (50%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (100%)
Bibliografia
BOCHMANN, C. (2003). A linguagem harmónica do tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
EDLUND, L. (1963). Modus Novus. Studies in reading atonal melodies. Stockholm: Edition Wilhelm Hansen.
FRIEDMANN, M. L. (1990) Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven and London: Yale University Press.
GAULDIN, R. (2004). Harmonic Practice in Tonal Music, New York (NY): W. W Norton & Company.
EDLUND, L. (1963). Modus Novus. Studies in reading atonal melodies. Stockholm: Edition Wilhelm Hansen.
FRIEDMANN, M. L. (1990) Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven and London: Yale University Press.
GAULDIN, R. (2004). Harmonic Practice in Tonal Music, New York (NY): W. W Norton & Company.
Equipa Docente
- Benoît Gibson [responsável]