2024

Instrumento II

Nome: Instrumento II
Cód.: MUS07574M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aprofundar o desempenho técnico e artístico, e desenvolver a criatividade individual a nível do Instrumento/Canto, numa perspectiva consequente com os objectivos e competências desenvolvidas ao nível da UC Instrumento I.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical, a partir de uma síntese de conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo e da UC Instrumento I e sua aplicação à prática instrumental/vocal.
Prosseguir o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes, aprofundando noções de adequação estilística na sua abordagem.
Prosseguir a exploração de novas tecnologias aplicadas à prática instrumental/vocal.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática instrumental/vocal.
Aprofundar noções de gestão de ansiedade de palco aplicados à prática instrumental/vocal.

Conteúdos Programáticos

Estudo (e subsequente apresentação pública) de obras específicas do repertório instrumental/vocal (Ramo Interpretação), excluindo excertos de orquestra; deverá obrigatoriamente ser incluída uma obra escrita nos últimos oitenta anos.
Prática instrumental específica (e subsequente apresentação pública) no domínio do jazz (Ramo Jazz);
Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.
Revisão de bibliografia específica.

Métodos de Ensino

Definição do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno, por parte do docente.
Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Organização de atividades complementares de formação (audições, seminários, master classes, etc.)
Avaliação:
- ponderação de parâmetros de avaliação contínua relativos a participação, assiduidade, desempenho em autonomia, em sala de aula e em atividades complementares, progressão - 25%
- prova pública perante um júri que inclui uma performance instrumental de cerca de 40 a 60 minutos de duração (Interpretação/Jazz) compreendendo, no primeiro caso, um mínimo 3 peças contrastante, incluindo uma obra escrita nos últimos 80 anos - 75%.

Bibliografia

Bibliografia definida no início do semestre pelo docente em função do programa individual de trabalho estabelecido para cada aluno.
Beeching, A. M. (2005). Beyond talent: creating a successful career in music. New York: Oxford University Press.
Booth, E. (2009). The music teaching artist's bible: becoming a virtuoso educator. New York: Oxford University Press.
Croom, P. L. (1998). MENC handbook of research on music learning (Vols. 1-2). New York: Oxford University Press.
Kingsbury, H. (1988). Music, talent and performance: a conservatory cultural system. Philadelphia, Temple University Press.
Klickstein, G. (2009). The musician's way: a guide to practice, performance and wellness. New York: Oxford University Press.
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musician's guide to practice and performance. Newtoen, CT: Huiksi Music Company.
Read, Gardner (1993). Compendium of Modern Instrumental Techniques, Westport: Greenwood Press.