2023

Microtectónica

Nome: Microtectónica
Cód.: GEO13469M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Resultados esperados: compreensão dos processos que são responsáveis pela formação das microestruturas observadas em rochas deformadas e sua relação com os processos metamórficos.

Competências: capacidade de interpretar as microestruturas observadas em lâmina delgada e sua relação com associações minerais propondo a partir da informação obtida um modelo evolutivo das condições físicas dos processos de crescimento das novas texturas na rocha deformada.

Conteúdos Programáticos

Relação entre Deformação e Metamorfismo.
Mecanismos de deformação intra-cristalina.
Deformação frágil vs deformação dúctil.
Cataclasito e Milonito.
Foliações, lineações e crescimentos minerais metamórficos.
Aplicação prática a zonas de cisalhamento com deformação progressiva e em diferentes condições de pressão e temperatura.

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolver-se-á baseada no ensino dos conceitos teórico-práticos e em aulas de prática laboratorial aplicadas a casos reais. Cada tópico terá um exercício prático que integrará as diferentes possibilidades de aplicação dos conceitos desenvolvidos no ensino teórico.

A avaliação será efectuada através de: i) Participação nas aulas praticas laboratoriais e/ou trabalho de campo e de ii) Relatório teórico-prático. Os instrumentos de avaliação terão como ponderação na nota final, 30% e 70%, respectivamente.

Bibliografia

Artigos científicos de revistas nacionais e internacionais selecionados de acordo com o tema em estudo.

Trouw, R.A.J., Passchier, C.W., Wiersma, D.J., 2010. Atlas of Mylonites- and related microstructures. Springer., 322p.

Davis, G. & Reynolds, S.,1996. Structural Geology of rocks and regions. John Wiley & Sons, Inc. 776p.

Passchier & R. Trown,1996. Microtectonics, C. Springer., 289p.

Equipa Docente