2023

Planeamento e Intervenção Social

Nome: Planeamento e Intervenção Social
Cód.: SOC02430L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



a)      subsistência do planeamento / intervenção no tempo e no espaço.


 


b)     identificar características, tendências e problemas do mundo actual, assim como referir o leque de respostas ou opções que podem ser seleccionadas para os enfrentar, e aí situar o papel do planeamento / intervenção no contexto de uma sociologia da acção.


 


c)      conhecer as características genéricas e específicas do processo de planeamento / intervenção social.


 


d)     identificar algumas experiências de planeamento/intervenção social, nomeadamente a partir do testemunho de profissionais envolvidos.

Conteúdos Programáticos



A.     QUESTÕES INTRODUTÓRIAS


1.       A situação social no Mundo e em Portugal;


2.       Noções e conceitos fundamentais;


3.      Os fundamentos individuais do planeamento;


4.       Os fundamentos sociais/colectivos do planeamento.


 


B.     CONTEXTOS ATUAIS DA INTERVENÇÃO SOCIOLÓGICA


1.              Âmbito e caracterização da Sociologia de intervenção;


2.              Domínios para uma teoria de acção: conhecimento/acção, actor/ sistema;


3.              Participação e cidadania nos processos de planeamento;


4.                  As novas tendências do Planeamento.


 


C.     PLANEAMENTO E A METODOLOGIA PARTICIPATIVA DO PLANEAMENTO


1.              Dimensões, funções e papel do planeamento;


2.              Tipos de Planeamento;


3.              Modelos de intervenção;


4.               Etapas de elaboração de Projectos de intervenção social;


5.               Avaliação e sistemas de acompanhamento;


6.              Obstáculos/debilidades inerentes ao processo de planeamento.


 


D.    EXPERIÊNCIAS DE PLANEAMENTO / INTERVENÇÃO SOCIAL


(promovidas por entidades/organizações públicas e/ou entidades/organizações privadas no plano nacional, regional e local).

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com recursos aos metodos expositivos e interrogativos. Foram realizadas vistitas de instituições que desenvolvem intervenção social: ARASS, Cáritas, Cruz Vermelha e SICAD.

Avaliação



No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno está obrigado a frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas), sob pena de não poder submeter-se à avaliação.


    


































Modalidade de avaliação



Elementos de avaliação



Peso na média final



Contínua



2 provas de frequência



60%



Trabalho de grupo (2 elementos) e respectiva apresentação oral



30%



Outros elementos de avaliação



10%



Final


 



Prova de exame



70%



 



Trabalho  individual



30%



 

Bibliografia



AEP (2002), A metodologia de Planeamento de Projectos por Objectivos (MPPO), s.l., AEP. Câmara de Comércio e Indústria.


 


BALTAZAR, M (2004) “Da pobreza e exclusão à inclusão social – uma estratégia europeia”. Economia e Sociologia, 77: 15 – 28.


 


COHEN, E (1999). Avaliação de Projectos Sociais. Petrópolis: Ed Vozes.


 


FIALHO, J.;SILVA, C.; SARAGOÇA, J. (2015) Diagnóstico social. Teoria, metodologia e casos práticos. Lisboa: edições Sílabo.


 


GUERRA, I(2002), Fundamentos e Processos de Uma Sociologia da Acção. Cascais: Principia


 


LEWIS, James P. (1999), Manual Prático da Gestão de Projectos, Mem Martins: Ed CETOP.


 


SANTOS, M (2008) “O Planeamento enquanto processo para o desenvolvimento sustentado”.  REGO, M e BALTAZAR, M (coords) (2008), Novos  cenários de desenvolvimento do Alentejo, Lx: Caleidoscópio.


 


SERRANO, G. (2008), Elaboração de Projectos Sociais – casos práticos, Porto: Porto Ed.


 


SCHIEFER, U. et al (2006), Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos, Cascais: Princípia.


 

Equipa Docente