2024

Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II

Nome: Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II
Cód.: SOC02406L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Estimular o espírito da descoberta científica e aprender a fazer pesquisa sociológica utilizando os melhores métodos e técnicas para uma observação mais rigorosa da vida social

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


Enquadramento curricular

 
As unidades curriculares de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I e II ? apenas separadas pela estrutura semestral ? formam um todo que, num âmbito mais vasto, se insere na Área da Metodologia da Licenciatura em Sociologia.
Na estrutura curricular, os Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica articulam-se com outras disciplinas de aprofundamento específico quer no aspeto quantitativo (Estatística aplicada às Ciências Sociais, Laboratório de Análise Quantitativa) quer qualitativo (Laboratório de Análise Qualitativa). Este conjunto de disciplinas constitui a base dos instrumentos metodológicos e técnicos em cada sociologia específica e nas disciplinas integrativas do ramo das Ciências Sociais.
O Programa das disciplinas (I e II) constitui uma sequência o que implica um ensino ? aprendizagem de progressão geral da investigação social. Ainda que separados, na prática, serão locionados tendo em conta o ritmo real obtido, tanto na exposição dos pontos programáticos como da sua aprendizagem teórico-prática, desenvolvendo-se um processo de ensino-aprendizagem com a colaboração ativa dos alunos.
 

Objetivos

 
Com as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I e II pretende-se atingir os seguintes objetivos gerais:
 
-          Fornecer os métodos e técnicas básicas da investigação científica;
-          Aprender as diversas etapas de realização prática de uma investigação social, integrando teorias e métodos;
-          Interpretar, criticamente, as metodologias utilizadas em obras de divulgação, nas investigações científicas em geral e, em particular, no domínio das ciências sociais, sobretudo da Sociologia;
-          Facilitar a aprendizagem prática dos mesmos, contribuindo também para a consciência da necessidade permanente de atualização;
-          Contribuir para uma análise crítica e relativista do conhecimento científico nos aspetos metodológicos e práticos.
-          Fundamentar as componentes metodológicas e técnicas específicas de outras disciplinas curriculares;
-          Preparar os futuros sociólogos para o desempenho do seu papel de investigadores autónomos e de ?interventores?, com outros especialistas.

Conteúdos Programáticos

A Recolha da informação: A amostragem e a informação provocada (o questionário e a entrevista); a observação directa (características, tipologias, limitações e processos de controlo).
Validação, Tratamento e Síntese da Informação: a validação dos dados (validação interna e externa); a codificação e o tratamento quantitativo e qualitativo dos dados; A tabulação e representação gráfica dos dados empíricos.
O Relatório de Investigação: Aspectos gerais de um Relatório de investigação; análise de Relatórios concretos de investigação.

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular tem uma natureza teórica e prática. Nas aulas teóricas, o docente apresenta oralmente os conteúdos programáticos, mobilizando bibliografia nacional e internacional de referência, e materiais de tipo documental e audiovisual. As aulas práticas consistem em exercícios de aplicação dos conteúdos teóricos, elaboração de projetos de pesquisa em grupo, discussão dos projetos de grupo e de artigos publicados em revistas de referência na área da sociologia, baseados em estudos extensivos e intensivos exemplares na aplicação dos diferentes métodos e técnicas. Os textos de leitura obrigatória e os materiais de apoio às aulas são disponibilizados no Moodle. Fora das aulas, podem ser agendadas sessões de orientação tutorial dos trabalhos práticos de grupo. Além disso, os estudantes podem esclarecer dúvidas no gabinete do docente, no horário de atendimento, ou noutro horário com marcação prévia por e-mail.

Avaliação

Os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final.

No regime de avaliação contínua, os estudantes são avaliados com base nos seguintes elementos de avaliação: a) Teste individual, escrito e sem consulta, com uma ponderação de 50% para a nota final; b) Trabalho de grupo, oral e escrito, com uma ponderação de 50% para a nota final. A nota do trabalho inclui a participação e realização de atividades nas aulas práticas (10%) e a redação e entrega do projeto final (40%). Para ser aprovado em avaliação contínua, a nota do teste individual não pode ser inferior a 7 valores.

No regime de avaliação final, os estudantes são avaliados com base no seguinte elemento de avaliação: a) Exame escrito, individual e sem consulta, com uma ponderação de 100% para a nota final.

Bibliografia

ALBARELLO, L., et al. (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
BERTAUX, D. (2020). As narrativas de vida. Lisboa: Mundos Sociais.
BOURDIEU, P. (1997). A miséria do mundo. Editora Vozes.
CAMPENHOUDT, L. v. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa: Gradiva.
CRESWELL, J. W. (2014). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. LA: Sage.
HARPER, D. (2012). Visual Sociology. Londres: Routledge.
KAUFFMAN, J.-C. (1996). L?entretien compréhensif. Paris: Nathan.
LEE, R. (2003). Métodos não interferentes em pesquisa social. Lisboa: Gradiva.
MACHADO, F. L. (2022). Investigação sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico. Porto: Afrontamento.
MERTON, R. K. (1990). The focused interview: a manual of problems and procedures. Free Press.
THOMAS, W., ZNANIECKI, F. (1996). The polish peasant in Europe and America. Univ. Illinois Press.
WHYTE, W. F. (2005). Sociedade de esquina. RJ: Zahar.