2023
Recital
Nome: Recital
Cód.: MUS12930D
33 ECTS
Duração: 30 semanas/858 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolvimento de competências para fundamentação de escolhas de ferramentas técnicas (e estéticas) para uma interpretação musical através de uma sólida base de investigação científica.
Consolidação da capacidade de liderança e eficaz transmissão de ideias musicais com os demais intervenientes em contexto de interpretação.
Esta UC tem também com objetivo a apreensão de grandes competências no que respeita às exigências de postura e de comunicação artística numa performance pública do mais alto nível.
Consolidação da capacidade de liderança e eficaz transmissão de ideias musicais com os demais intervenientes em contexto de interpretação.
Esta UC tem também com objetivo a apreensão de grandes competências no que respeita às exigências de postura e de comunicação artística numa performance pública do mais alto nível.
Conteúdos Programáticos
Durante esta UC o aluno preparará um recital com uma duração de cerca de 60 minutos. No recital o aluno deverá demonstrar um nível técnico/artístico de excelência.
O programa do recital deverá ter maioritariamente uma relação com uma temática musicológica pré-definida para o seu projecto de investigação. No entanto, e de forma a que o recital possa também ser sustentável como um momento artístico independente, parte das obras a apresentar poderão não se relacionar diretamente com o tema investigado.
Considerando a importância da originalidade do trabalho a efetuar num programa de doutoramento, deverá ser assegurarado que parte das obras a apresentar serão estudadas pela primeira vez durante o decurso desta unidade curricular.
O programa do recital deverá ter maioritariamente uma relação com uma temática musicológica pré-definida para o seu projecto de investigação. No entanto, e de forma a que o recital possa também ser sustentável como um momento artístico independente, parte das obras a apresentar poderão não se relacionar diretamente com o tema investigado.
Considerando a importância da originalidade do trabalho a efetuar num programa de doutoramento, deverá ser assegurarado que parte das obras a apresentar serão estudadas pela primeira vez durante o decurso desta unidade curricular.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino para esta UC assenta no formato de aula prática instrumental semanal.
Avaliação final através de um recital público.
Avaliação final através de um recital público.
Bibliografia
Beeching, A. Beyond Talent: Creating a successful career in music. OUP. 2010
Butt, J. Playing with History: The historical Approach to musical performance. CUP. 2008
Cook, N. Beyond the Score: Music as Performance. OUP. 2014
Klickstein, G. The Musicians Way: A guide to practice, performance and wellness. OUP. 2009
Leech-Wilkinson, D.; Prior, H. Music and Shape. OUP. 2018
Rink, J. Musical Performance: A guide to understanding. CUP. 2002
Rink, J. The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. CUP. 2008
Rink, J.; Gaunt, H.; Williamon, A. Musicians in the Making: Pathways to creative performance. OUP. 2017
Small, C. Musicking: The meanings of performing and listening. WUP. 1998
Taruskin, R. Text and Act: Essays on music and performance. OUP. 1995
Butt, J. Playing with History: The historical Approach to musical performance. CUP. 2008
Cook, N. Beyond the Score: Music as Performance. OUP. 2014
Klickstein, G. The Musicians Way: A guide to practice, performance and wellness. OUP. 2009
Leech-Wilkinson, D.; Prior, H. Music and Shape. OUP. 2018
Rink, J. Musical Performance: A guide to understanding. CUP. 2002
Rink, J. The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. CUP. 2008
Rink, J.; Gaunt, H.; Williamon, A. Musicians in the Making: Pathways to creative performance. OUP. 2017
Small, C. Musicking: The meanings of performing and listening. WUP. 1998
Taruskin, R. Text and Act: Essays on music and performance. OUP. 1995