2024
Teatro e Contextos
Nome: Teatro e Contextos
Cód.: ARC12591L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver instrumentos de leitura do fenómeno teatral em contextos diversificados atendendo a tipologias relativas a públicos e instituições tendo em vista a acessibilidade, participação e mediação
Identificar as instituições/agentes culturais que actuam no(s) território(s) de forma a potenciar sinergias no desenvolvimento de
projectos teatrais
Pesquisar e Identificar os tipos de apoios (públicos e privados) disponíveis para desenvolvimento da actividade teatral
Explorar as formulações e intenções dos participantes envolvidos em acções teatrais em contextos variados
Conhecer e caracterizar projectos artísticos e teatrais em contextos diversos identificando objectivos artísticos, culturais, sociais, educacionais, etc.
Saber planear, promover, realizar e avaliar um projecto teatral
Identificar as instituições/agentes culturais que actuam no(s) território(s) de forma a potenciar sinergias no desenvolvimento de
projectos teatrais
Pesquisar e Identificar os tipos de apoios (públicos e privados) disponíveis para desenvolvimento da actividade teatral
Explorar as formulações e intenções dos participantes envolvidos em acções teatrais em contextos variados
Conhecer e caracterizar projectos artísticos e teatrais em contextos diversos identificando objectivos artísticos, culturais, sociais, educacionais, etc.
Saber planear, promover, realizar e avaliar um projecto teatral
Conteúdos Programáticos
Territórios, Públicos e Culturas
Políticas culturais e culturas institucionais
Redes e parcerias
Formação de públicos/Participação
Programas e Apois a Actividades teatrais
Diagnostico, identificação de necessidades e Expectativas
Técnicas, métodos e ferramentas utilizadas por agentes teatrais no desenvolvimento de projectos em contextos diversos com objectivos múltiplos: artísticos, socias, culturais, educacionais
Projecto: Problemática, objectivos, metodologia, recursos, planeamento de acção, intervenção e avaliação
Políticas culturais e culturas institucionais
Redes e parcerias
Formação de públicos/Participação
Programas e Apois a Actividades teatrais
Diagnostico, identificação de necessidades e Expectativas
Técnicas, métodos e ferramentas utilizadas por agentes teatrais no desenvolvimento de projectos em contextos diversos com objectivos múltiplos: artísticos, socias, culturais, educacionais
Projecto: Problemática, objectivos, metodologia, recursos, planeamento de acção, intervenção e avaliação
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são essencialmente de pesquisa, experimentação e reflexão analítica a partir do conhecimento da diversidade
de contextos.
As aulas teórico-práticas serão realizadas com recurso a apresentação pela docente e reflexão /debate com os alunos em aula.
Serão disponibilizados documentos para análise do 1º conjunto de tópicos do programa.
Será introduzida uma metodologia de trabalho de projecto com resultado prático de acção teatral em contexto.
Os alunos organizam-se em grupo e serão acompanhados pela docente em todas as fases do desenvolvimento dos projecto.
A avaliação resultará das seguintes provas
Realização de um relatório de pesquisa e análise dos tópicos abordados -30%
Realização de uma intervenção teatral em contexto e apresentação de relatório -50%
Participação activa nas aulas 20%
de contextos.
As aulas teórico-práticas serão realizadas com recurso a apresentação pela docente e reflexão /debate com os alunos em aula.
Serão disponibilizados documentos para análise do 1º conjunto de tópicos do programa.
Será introduzida uma metodologia de trabalho de projecto com resultado prático de acção teatral em contexto.
Os alunos organizam-se em grupo e serão acompanhados pela docente em todas as fases do desenvolvimento dos projecto.
A avaliação resultará das seguintes provas
Realização de um relatório de pesquisa e análise dos tópicos abordados -30%
Realização de uma intervenção teatral em contexto e apresentação de relatório -50%
Participação activa nas aulas 20%
Bibliografia
ALLAIN P, HARVIE, J. (2006). The Routledge Companion to Theatre and Performance. London: Routledge.
BAUMAN, Z. (2012). Ensaios sobre o conceito de Cultura. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar.
COSTA, P., BORGES, V. & GRAÇA, S. (2014), Structural change and diversity in theatrical groups: an empirical study in the Lisbon area. Portuguese Journal of Social Sciences, 13 (1). Disponível em http://pjss.iscte.pt/index.php/pjss/article/ view/146 [consultado em 20-11-2014].
FERREIRA, C. (2013), Os teatros e as políticas públicas para a cultura e o território. Questionamentos com base na realidade portuguesa. In C. Fortuna, et al. (orgs.), Cidade e Espetáculo. A Cena Teatral Luso-brasileira Contemporânea, São Paulo, Editora puc, pp. 105-122
PIMENTA, Carlos (coord.) Seminário Europeu de Organismos Financiadores das Artes do Espectáculo, Relatório final, Instituto Português das Artes do Espectáculo, 2001.
RIBEIRO, A. (2000). Teatro e Arenas in Ser Feliz é Imoral? Lisboa: Cotovia.
BAUMAN, Z. (2012). Ensaios sobre o conceito de Cultura. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar.
COSTA, P., BORGES, V. & GRAÇA, S. (2014), Structural change and diversity in theatrical groups: an empirical study in the Lisbon area. Portuguese Journal of Social Sciences, 13 (1). Disponível em http://pjss.iscte.pt/index.php/pjss/article/ view/146 [consultado em 20-11-2014].
FERREIRA, C. (2013), Os teatros e as políticas públicas para a cultura e o território. Questionamentos com base na realidade portuguesa. In C. Fortuna, et al. (orgs.), Cidade e Espetáculo. A Cena Teatral Luso-brasileira Contemporânea, São Paulo, Editora puc, pp. 105-122
PIMENTA, Carlos (coord.) Seminário Europeu de Organismos Financiadores das Artes do Espectáculo, Relatório final, Instituto Português das Artes do Espectáculo, 2001.
RIBEIRO, A. (2000). Teatro e Arenas in Ser Feliz é Imoral? Lisboa: Cotovia.
Equipa Docente
- Isabel Maria Gonçalves Bezelga [responsável]