2024
Multimédia IV
Nome: Multimédia IV
Cód.: VIS12762L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Arte Multimédia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objectivo principal os estudantes aprenderem Modelação e Animação 3D
através do desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações virtuais de
objectos, simulações, ambientes e personagens, na composição de cena e na animação.
Capacitar os estudantes para a produção de imagens, sequências ou ambientes para media convencionais,
novos media digitais ou cinema/video/animação.
através do desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações virtuais de
objectos, simulações, ambientes e personagens, na composição de cena e na animação.
Capacitar os estudantes para a produção de imagens, sequências ou ambientes para media convencionais,
novos media digitais ou cinema/video/animação.
Conteúdos Programáticos
1. Contextualização histórica. O 3D na arte contemporânea, new media/digital art.
2. Conceitos e ferramentas básicos.
3. Principais métodos e técnicas de modelação 3D.
4. Câmara, iluminação, materiais.
5. NURBS, funções, deformadores.
6. Métodos e técnicas de animação. -armação e articulação de esqueletos de personagens para animação
(rigging.)
7. Emissão de partículas, effectors, clonagem e aleatoriedade. -simulações dinamicas, gravidade, colisão,
tecido, soft bodies, c
2. Conceitos e ferramentas básicos.
3. Principais métodos e técnicas de modelação 3D.
4. Câmara, iluminação, materiais.
5. NURBS, funções, deformadores.
6. Métodos e técnicas de animação. -armação e articulação de esqueletos de personagens para animação
(rigging.)
7. Emissão de partículas, effectors, clonagem e aleatoriedade. -simulações dinamicas, gravidade, colisão,
tecido, soft bodies, c
Métodos de Ensino
O programa é encadeado numa série de exercícios práticos e pontuados por exposições teóricas e visitas de estudo. A avaliação será contínua tendo em conta a assiduidade, a dedicação e empenho do aluno, a capacidade imaginativa e criativa, o trabalho efectuado como resposta aos exercícios propostos, e a evolução do aluno e o domínio de técnicas e conhecimentos ministrados pelo docente. Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso.
Avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
- Participação nas aulas: 20%;
- Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
- Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .
AVALIAÇÃO FINAL :
- Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
- Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
- Participação nas aulas: 20%;
- Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
- Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .
AVALIAÇÃO FINAL :
- Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
- Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
Bibliografia
AKENINE-MOLLER, Tomas Real Time Rendering. USA: AK Peters/CRC Press, 2008.
BEANE, Andy - 3D Animation Essentials. Indianapolis: John Wiley & Sons, 2012.
BIRN, Jeremy - Digital Lighting and Rendering. Berkeley: New Riders, 2012.
CHOPINE, Ami - 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. USA: Focal
Press, 2011.
VAUGHAN, William - Digital Modeling. Berkeley: New Riders, 2012.
BEANE, Andy - 3D Animation Essentials. Indianapolis: John Wiley & Sons, 2012.
BIRN, Jeremy - Digital Lighting and Rendering. Berkeley: New Riders, 2012.
CHOPINE, Ami - 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. USA: Focal
Press, 2011.
VAUGHAN, William - Digital Modeling. Berkeley: New Riders, 2012.
Equipa Docente
- Pedro Miguel Letras Dias [responsável]