2023

Projeto: Interações em Comunidade

Nome: Projeto: Interações em Comunidade
Cód.: FIL12744L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Transformar ideias em ações no contexto comunitário
2. Conceber, apresentar e executar um projeto de trabalho
3. Identificar áreas de intervenção e redes de participação no espaço público
4. Aprofundar temas com sentido de atualidade
5. Dominar técnicas metodológicas próprias dos trabalhos a realizar

Conteúdos Programáticos

1.Enquadramento metodolológico: da hipótese ao projeto
1.1.O discernir, numa situação concreta, de terreno, a hipótese interessante de trabalho a desenvolver
1.2.A convocação da imaginação científica, da hermenêutica da situação e da conjunção interdisciplinar,
conducentes à heurística da proposta de projeto
1.3.A convocação da invenção artística e o sentido filosófico do prático
2. Contextos: placemaking
2.1 As estratégias de placemaking e as questões relativas ao espaço urbano, à função do espaço público, ao
papel das artes e das economias sociais na construção da cidade
2.2 Preparação e realização de debates, assumindo os pilares da Cidade Educadora – boa comunicação,
participação corresponsável e dinâmicas interventivas transversais e cruzadas
2.3 Estudo de temas atuais
3.Projeto / Investigação: design, planificação e concretização
3.1 conceptualização e gestão de meios
3.2 Mapeamentos: calendarização, organização de equipas e materiais
3.3 Desenvolvimento dos projetos em contexto

Métodos de Ensino

A UC é lecionada por três docentes, conjugando métodos e tipologias de avaliação. O processo de ensinoaprendizagem
valoriza e aprofunda o trabalho autónomo dos alunos, a avaliação contínua (de acordo com o
estatuído no RA). A UC concretiza-se num projeto concebido, realizado e apresentado pelos alunos junto de uma
das instituições parceiras / de acolhimento, centradas no desenvolvimento de metodologia de projeto, na
participação, motivação e compromisso com o projeto a realizar em contexto proto-profissional.

A avaliação centra-se, assim, no processo de conceção, desenvolvimento, realização e apresentação do projeto
(75%), e no relatório escrito final (25%).
Os projetos podem revestir formas diversas, sempre associadas a uma instituição de acolhimento. O regime de
exame repete em época própria as modalidades específicas da avaliação contínua.

Bibliografia

(NB: cada projeto terá bibliografias específicas)
Biggs, M. & Karlsson, H. (eds.) (2012). The Routledge Companion to Research in the Arts. London: Routledge.
Caeiro, M. (2014). Arte na cidade. Lisboa: Temas & Debates.
Campbell, M. S. & Martin, R. (eds.) (2006). Artistic citizenship. New York Abingdon: Routledge.
Cartiere, C. & Willis, Sh. (eds.) (2008). The practice of public art. London: Routledge.
Detterer, G. & Nannucci, M. (eds.) (2012). Artist-run spaces. Nonprofit collective organizations in the 1960s and
1970s. Zurick et Dijon, JRP Ringier & Les Presses du réel.
Echeverria, J. (2003). Introdução à metodologia da ciência. Coimbra: Almedina.
Fortuna, C. & Leite, R. P. (eds.) (2009). Plural de cidade: novos léxicos urbanos. Coimbra: Almedina.
Ribeiro, A. P. (2009). À procura da escala. Cinco exercícios disciplinados sobre cultura contemporânea. Lisboa,
Cotovia.
Markusen, A. & Gadwa, A. (2010). Creative placemaking. Washington, DC: NEA
[http://arts.gov/pub/pubDesign.php].