2023

Estudos de Cinema e Cultura Popular

Nome: Estudos de Cinema e Cultura Popular
Cód.: FIL12738L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Situada num eixo de UCs que versam o contínuo entre cultura visual e tecnologias mediáticas, pretende esta
disciplina-charneira explorar uma perspetiva crítica altamente teorizada que acompanhe um segundo eixo,
direcionado da teoria dos media e da cibernética às temáticas da realidade virtual e do pós-humano,
reinterpretando a crise histórica como crise do sujeito e crise do real, em termos que excedem (usando-os) os
filosóficos.
Fá-lo a partir da cultura popular literária e cinematográfica tomada como sintoma ‘hiperbólico’ ou lente de
aumentar. O conhecimento teoricamente trabalhado de textos e filmes, em equação com uma analítica da
realidade(virtual), faculta ao aluno a aquisição de uma perícia essencial ao nosso tempo: inteligir operativamente
a relação entre imagem e conceito, desenvolvendo a compreensão profunda do contemporâneo e da sua
imagem, e fomentando o esprit de finesse exigido por um novo tipo de problemáticas de lógica paradoxal,
dilemática, multinível ou indecidível.

Conteúdos Programáticos

1 Entre tecnofobia e tecnofilia
1.1 A cultura popular como sintoma ‘psico-histórico’ (Žižek)
1.2 ‘Mal-estar na cultura’ literária (Dick, Ballard, Burroughs) e bem-estar na cultura mediológica (McLuhan): o
cinema ambivalente de Cronenberg
1.3 O pessimismo de Kubrick e Adorno
2 Realidade virtual
2.1 Da cibernética (Turing, Hayles, Manovich, Varda) ao cyborg (Fassbinder, R.Scott, Cameron, Wachowskis)
2.2 Do medium(McLuhan) à perda da mediação (Bragança de Miranda) e ao hiperreal (Baudrillard)
2.3 O fim da Identidade (Bukatman)
2.4 Entre o colapso do sujeito e o abismo (virtual) da realidade: apogeu dos simulacros (Baudrillard) e da ‘neuroimagem’
(Deleuze/Pisters) em Philip K. Dick, Cronenberg e Nolan

II) Visionamentos (filmes)
1. Estudo monográfico da constelação cinematográfica 2001, Odisseia no Espaço, O Mundo no Arame, Les
Créatures, Crash, Naked Lunch, A Mosca, Videodrome, eXistenZ, Matrix, Blade Runner, Terminator, Inception,
Inteligência Artificial

Métodos de Ensino

Formalmente divididos em momentos expositivos fortemente esquematizados e exemplificados (TP), e em
visionamentos de filmes analiticamente orientados e trabalhados (TC), os tempos letivos qualitativamente
diferentes reenviam sinergicamente entre si, e nisso consiste a sua virtude formativa: aprender a circular, física
e mentalmente, entre o espaço do cinema e o da teoria.
A participação ativa dos alunos será crescente e assentará num processo de avaliação contínua com caráter
formativo, dada a especificidade do cinema: este requer ser visto, e por outro lado a melhor assimilação da
teoria é a que a aplica a esse mesmo cinema. Os alunos aprenderão fazendo: aplicando constantemente a teoria
estudada à imagem em movimento, sob a forma de relatórios e comentários de sessão, testes breves, ensaios
teóricos, elaboração de folhas de sala (75% da avaliação contínua): e numa prova de frequência final (25%).
O regime de exame prevê uma prova única final, valendo 100%.

Bibliografia

AAVV, Filmografia vária
BALLARD, Crash, London, Harper,2008
BURROUGHS, Naked Lunch, London, Harper,2005
BAUDRILLARD, Simulacros e simulação, Lx, Relógio d’Água,1991
BUKATMAN, Terminal Identity, Durham, Duke UP, 2002
DICK, The Philip K. Dick Collection, Library of America,2009
ELIAS, Cyberpunk 2.0, Covilhã, LabCom,2009
GRAHAM, Representations of the Post/Human, New Jersey, Rutgers,2002
HAYLES, How we became Posthuman, Chicago UP, 1999
JOHNSON (ed), Inception and Philosophy, Oxford, Blackwell,2012
MANOVICH, The Language of New Media, MIT Press,2001
McLUHAN, Playboy Interview, http://web.cs.ucdavis.edu/~rogaway/classes/188/spring07/mcluhan.pdf
MIRANDA, B. de (ed), Real vs Virtual, Lx, Cosmos,1999
ROBINSON, Blade Runner and the Cinema of Philip K. Dick, Maidstone, Crescent Moon,2009
TURING, Computing Machinery and Intelligence, http://phil415.pbworks.com/f/TuringComputing.pdf
WITTKOWER(ed), Philip K. Dick and Philosophy, Open Court,2011
WRIGHT,(ed), The Žižek Reader, Oxford, Blackwell,1999

Equipa Docente