2023

Pensamento Moderno e Contemporâneo II

Nome: Pensamento Moderno e Contemporâneo II
Cód.: FIL12733L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final do curso – em articulação com os conteúdos e a metodologia da cadeira de Pensamento Moderno e
Contemporâneo I -, os alunos deverão estar aptos para
• identificar as principais características especulativas da época contemporânea;
• identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que o homem contemporâneo
tem de si mesmo;
• dominar os principais conceitos do pensamento contemporâneo;
• utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura contemporânea;
• ser capaz de debater as problemáticas contemporâneas com o auxílio dos conceitos e metodologias discutidas
nas aulas;
• ter lido e interpretado pelo menos dois textos fundamentais do pensamento contemporâneo.
Deverão igualmente estar aptos a participar na exposição e debate públicos sobre a relevância da tradição
filosófica no seio da arena cultural da nossa contemporaneidade.

Conteúdos Programáticos

I. A ciência como modelo – a vida como meta
Entre cientismo e multiplicação de novas ciências
Esplendor e naufrágio do atomismo lógico
O tempo como intérprete da vida: a hermenêutica de Dilthey
II. O regresso a Descartes ou Kant: quando o século XX procura heróis
Um novo Descartes: A fenomenologia de Husserl
Heidegger ou a queda na existência
À escuta da carne do mundo: Merleau-Ponty o sensível
Sartre ou a obstinação da liberdade
A antropogénese simbólica do homem: Cassirer o polifónico
III. Filosofar depois de Auschwitz
O desafio do político: Hannah Arendt
A escola de Frankfurt
Habermas e a praxis comunicativa face ao liberalismo
Foucault e a arqueologia do saber/poder
Derrida e a infinita desmontagem das ilusões
IV. A filosofia entre antropologia e cultura
a antropologia filosófica como fundamento
o homem como animal de produção simbólica
a cultura como constituição do habitat humano: as Esferas de Sloterdijk
O homem: este animal que regressa às cavernas da cultura (Blumenberg)

Métodos de Ensino

Aulas TP (avaliadas por prova de frequência - 70% da nota final): exposição teórica e debate sobre textos.
Aulas TC (objetos de relatório individual – 30% da nota final): organização de conferências-debate pelo docente
em colaboração com os alunos, sobre temáticas relevantes para a matéria.
O regime de Exame prevê uma prova única final.

Bibliografia

Sobrevilla, D. (Ed.), Filosofia de la cultura, Trotta, Madrid, 1998.
Villacañas, J.L., Historia de la filosofía contemporánea, Akal, Madrid, 1997.
Moreno, C., Fenomenología y filosofía existencial, Madrid, Síntesis, 2000, 2 Vols.
Braga, J. & Möckel, Ch., Rethinking Culture and Cultural Analysis, Logos, Berlin, 2012.
Freud, S., O Mal-Estar na Civilização, Lisboa, Relogio D’Agua, 2013.
Cassirer, E., Ensaio sobre o homem, Guimarães Editores, Lisboa, 1995.
Blumenberg, H., Las realidades en que vivimos, Paidós, Barcelona, 1998.
Blumenberg, H. Salidas de caverna, António Machado, Madrid, 2004.
Sloterdijk, P., Esferas I. Burbujas, Siruela, Madrid, 2003.
Marquard, O., Filosofía de la compensación, Paidós, Barcelona, 2001.