2023

Técnica e Sociedade

Nome: Técnica e Sociedade
Cód.: FIL12731L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final do curso, os alunos deverão estar aptos para
• compreender o significado da Técnica no contexto da civilização e da cultura;
• identificar a novidade da tecnologia como fenómeno na contemporaneidade;
• dominar as principais teorias filosóficas acerca da técnica e da tecnologia;
• utilizar criticamente estes instrumentos teóricos na interpretação do mundo contemporâneo;
• conhecer pelo menos dois textos fundamentais de autores de Filosofia da Técnica
• participar activamente no debate público da questão da técnica

Conteúdos Programáticos

1. O lugar da técnica na sociedade
a. O que é a técnica? Sentido do termo.
b. Técnica e progresso como imagem da modernidade.
c. O nascimento da Filosofia da Técnica
d. A autoafirmação da sociedade tecnológica e a tecnocracia
2. A técnica como facto antropológico
a. A luta contra a Natureza e o nascimento da cultura
b. Técnica e magia.
c. A técnica como facto e como feito: da manipulação instrumental ao poder do engenho
d. Tipologias: técnicas de aquisição, consumo, fabricação e domínio
e. A tecnociência e a cultura tecnológica
3. Modelos de compreensão da técnica
a. O modelo prometaico
b. O modelo fáustico
c. O modelo mecânico
d. O modelo cibernético
4. Outras abordagens da questão da técnica
a. A técnica como fenómeno ontológico (Heidegger)
b. A técnica como problema ético (Jonas, Ellul)
c. A técnica como ideologia (Habermas, Marcuse)
d. Técnica e arte na sociedade industrial (Benjamin, Mumford)

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas: informativas, de exercício de análise de textos (escritos e fílmicos) e de aplicação do
conhecimento na avaliação de casos. Realização de um trabalho em interação com a comunidade.

A avaliação pode ser feita por exame final (com valor de 100%) ou por avaliação contínua, sendo contabilizada a
assistência ativa à s aulas (10%), a realização de uma prova presencial (45%) e de um trabalho prático escrito ou
a organização ativa de um evento público de debate (45%).

Bibliografia

BENJAMIN, Walter (1992): Sobre arte, técnica, linguagem e política
BORGES-DUARTE, I. (2014): Arte e Técnica em Heidegger
FLUSSER, Villém (1998): Ensaio sobre a Fotografia. Para uma filosofia da técnica
HABERMAS, Jürgen (1993):Técnica e Ciência como Ideologia
HEIDEGGER, Martin (2015): "A proveniência da Arte e a determinação do pensar"
JONAS, Hans (1994): Ética, medicina e técnica
MARCUSE, Herbert (1964): One-dimensional man. Studies in the Ideology of advanced industrial society
MARTINS, Hermínio (1996): “Tecnologia, Modernidade e Política”, in Hegel, Texas e outros ensaios de Teoria
Social
MEDINA, M. & SANMARTÍN, J. (Eds.): Ciencia, Tecnología y Sociedad
MITCHAM, Carl (1989): Qué es la filosofía de la tecnología?
MITCHAM, C. (2004): Filosofía y Tecnología
MUMFORD, Lewis (1971): Técnica y civilización
ORTEGA Y GASSET, José (2009): Meditação sobre a técnica
SCHELSKY, Helmut (1967): El hombre en la civilización científica
SPENGLER, Oswald (1993): O homem e a técnica

Equipa Docente