2023

Temas de Química

Nome: Temas de Química
Cód.: QUI01653L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta é uma UC que pretende desenvolver nos futuros educadores competências orientadas para a promoção de uma educação científica das crianças de forma lúdica, mas cientificamente rigorosa.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno seja capaz de:


- Utilizar uma linguagem científica rigorosa.


- Planear atividades de cariz prático-experimental e demonstrativo em contextos diversificados.


- Executar atividades de natureza experimental.


- Explorar atividades experimentais.


 - Valorizar a curiosidade e a observação por parte das crianças.

Conteúdos Programáticos

Regras a observar no trabalho de laboratório.


Normas de segurança.


Símbolos de aviso usados nos rótulos dos reagentes.


Manuseamento de material e instrumentos de medida.


Medição de massas e volumes.


Unidades de concentração de soluções


- O mundo em ação:


Estrutura e propriedades das substâncias.


Substâncias e misturas. Soluções. Medidas de concentração.


Os elementos químicos e a Tabela Periódica.


Estados de agregação da matéria, mudanças de estado.


Operações unitárias em química.


- O mundo em transformação:


Reacções químicas.


Reacções de combustão.

Métodos de Ensino

O Ensino e a aprendizagem baseiam-se na realização de trabalhos experimentais e na exploração dos conteúdos teóricos relacionadas com a temática relativa a cada trabalho realizado.

Avaliação

Os alunos poderão optar pelo regime de frequências ou pelo regime de exame.


A classificação das frequências será arredondada às décimas e a classificação dos exames será arredondada às unidades.


Os alunos que faltem, desistam ou obtenham uma classificação inferior a 8,0 valores na primeira frequência são automaticamente remetidos para o regime de exame.


 A nota final será obtida contabilizando a média aritmética da nota das frequências (arredondada às unidades) ou a nota do exame (consoante os alunos optem pelo regime de frequências ou pelo regime de exame) e a avaliação do caderno de laboratório. A Nota Final será calculada da seguinte forma:


0,80 NFreq + 0,20NCaderno ou 0,80NExame+0,20 NCaderno


Para obter aprovação na disciplina os alunos terão que assistir a 75% das aulas lecionadas e:


- No caso de optarem pelo regime de frequências, a média aritmética da nota das frequências, arredondada às unidades, terá de ser maior ou igual a 10 valores não podendo a nota de nenhuma delas ser inferior a 8,0 valores.


- No caso de optarem pelo regime de exame, a nota do exame terá de ser maior ou igual a 10 valores.

Bibliografia

Atkins, P. e Jones, L., Chemical Principles: The Quest for Insight, W. H. Freeman and Company, Nova Iorque, 1999.


Atkins, P. W. e Beran, J. A., General Chemistry, 2ª Ed., W. H. Scientific American Books, Nova Iorque, 1992.


Atkins, P. W. e Jones, L., Chemistry: molecules, matter, and change, 3ª Ed., W. H. Freeman and Company, Nova Iorque, 1997.


Chang, R., Chemistry,. 8ª Ed., McGraw-Hill, Nova Iorque, 2005.


Chang, R., Química,. 8ª Ed., McGraw-Hill, Lisboa, 2005.


Huheey, J. E., Inorganic Chemistry: principles of structure and reactivity, 2ª Ed., Harper International Edition, Nova Iorque, 1978.


Loeschnig, Louis V., Experiências simples de química com materiais disponíveis, Bertrand, Venda Nova.


Menezes, M. D., A Magia da Ciência, Lisboa Editora, 1995


Reger, D., Goode, S. e Mercer, E., Química: Princípios e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1997.


Snyder, Carl H., The extraordinary chemistry of ordinary things, 2ªed., John Wiley & Sons, Nova Iorque, 1995