2024

Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Nome: Psicologia do Desenvolvimento da Criança
Cód.: PSI01651L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Facilitar a aquisição de conhecimentos das várias perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento da criança.


Promover a compreensão e aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança e sobre os processos que lhe estão sobjacentes.


Promover a compreensão da interdependência entre os vários aspectos deo desenvolvimento da criança- físico, cognitivo emocional e social.


Promover a compreensão do impacto dos contextos e das culturas e mais especificamente, possibilitar a reflexão sobre o impacto da edicação e da relação educador/professor no desenvolvimento da criança.


Contribuir para a promoção de uma atitude de análise reflexão e discussõa crítica e fundamentada das temáticas teoricamente exploradas.

Conteúdos Programáticos

Atenção: Os conteúdos programáticos completos estão no Programa da UC


 


1. Introdução à teoria e investigação em Psicologia do Desenvolvimento


2. Os fundamentos do desenvolvimento


3. O desenvolvimento cognitivo e da linguagem da criança


4. O desenvolvimento psicossocial da criança


5. Contextos para o desenvolvimento


 


 

Métodos de Ensino

 


      Como forma de promover a aquisição de conhecimentos aos alunos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento da unidade curricular  é feito pela docente utilizando métodos expositivos,  usando a interrogação e a apresentação oral e de alguns vídeos. Tentando promover a construção de bases teóricas sólidas sobre a psicologia do desenvolvimento  é usado o questionamento e a reflexão e discussão crítica dos temas com os estudantes.  


       É solicitado aos alunos  aprofundamento e pesquisa sobre um tema do programa o que implica a reflexão aprofundada sobre o mesmo, bem como a sua apresentação à turma, visando a discussão e reflexão crítica das várias temáticas.


      A componente prática do trabalho implica a observação de, pelo menos, uma criança e a aplicação dos conhecimentos adquiridos  nesse relatório de observação. Tem como objectivo ajudar a compreender o modo como as diferentes dimensões do desenvolvimento de cruzam e a importância dos contextos de observação, incluindo relacionais. O visionamento da atividade de campo, desenvolvida por cada grupo no grande  grupo/turma permite a reflexão conjunta.


    Ao longo do semestre, os alunos são atendidos/orientados em pequenos grupos na construção dos seus trabalhos, tendo a possibilidade de os ir melhorando continuamente.


        De modo mais indireto, as metodologias das aulas permitem o desenvolvimento de competências de participação ativa, colaboração e trabalho em grupo.


 


 


 

Avaliação


Aos estudantes são explicitados os objetivos da unidade curricular e a adequação destes à formação em Educação Básica.


 


É acordado e discutido com os estudantes, o que consideram que pode facilitar o seu processo de aprendizagem e o que consideram que será uma avaliação adequada dos objetivos da disciplina. O regime de avaliação deste programa é assim resultante desse processo.


 


Ao longo do semestre, vai sendo dado feedback continuado aos estudantes sobre o trabalho que vão realizando, o que  permite que estes vão aferindo o grau em que estão a conseguir, ou não,  atingir os objetivos propostos para esta unidade curricular e que possam durante o semestre ir melhorando e seu desempenho, por forma a atingirem os objectivos da unidade curricular.

Bibliografia

Atenção: A Bibliografia completa e por pontos está no Programa da UC


Barzelton, T.B. & Greenspan, S. L. (2006). A criança e o seu mundo: requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. Lisboa: Editorial Presença.


 


Papalia, D.E., Olds, S.W., & Feldman, R.D. (2001). O mundo da Criança. Lisboa: McGrawHill.


 


Balkmore, J. Berenbaum, S., & Liben. L. (2009). The school as an agent of gender development. In Gender Development (pp. 365-390) New York: Taylor & Francis


Kagan, J. & Fox, N.A. (2006) Biology, Culture, and temperamental biases. In W Damon and R. Lerner (EDS). Handbook of Child Psychology, Vol. 3 Social, Emotional nad Personality Development (pp. 167-225). New Jersey: John Wiley & Sons.

Equipa Docente