2023

Introdução à Investigação Educacional

Nome: Introdução à Investigação Educacional
Cód.: PED02693L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Considerações gerais


Esta Unidade Curricular procura enquadrar teoricamente os problemas da investigação em Educação e fornecer aos estudantes instrumentos adequados ao desenvolvimento de projetos de investigação nesta área. A unidade curricular é lecionada com recurso a diferentes metodologias de trabalho e nela são abordados os diferentes paradigmas de investigação em Educação e a sua fundamentação epistemológica; os procedimentos adequados à realização de uma investigação; as metodologias de análise de dados – abordagens qualitativas e quantitativas e as questões de natureza ética associadas à investigação em Educação. É dado particular enfâse à escrita de relatórios científicos.


 


Objetivos


Esta unidade curricular tem como principais objetivos ajudar os alunos a:


§  Desenvolver competências de investigação em educação.


§  Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa;


§  Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação;


§  Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação;


§  Analisar e elaborar relatórios críticos de investigação;


§ Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação, mobilizando saberes anteriormente referidos, associada a projetos de intervenção no âmbito da educação

Conteúdos Programáticos

 Esta unidade curricular assume diversos conteúdos programáticos interrelacionados que serão abordados de forma integrada ao longo do semestre:


§  1.       A investigação como dimensão essencial da profissionalidade


§  1.1.    Relação entre saber científico e prática profissional


§  1.2.    A investigação ao serviço da sustentação da ação educativa


§  2.       Epistemologia e metodologia de investigação


§  2.1.    Construção do conhecimento científico


§  2.2.    Fundamentos do conhecimento científico


§  2.3.    Paradigmas de investigação: científico /positivista e naturalista /interpretativo


§  3.       Etapas do processo de investigação


§  3.1.    Identificação do problema


§  3.2.    Revisão da literatura


§  3.3.    Desenhos de investigação: experimental; estudo de caso; investigação-ação


§  3.4.    Construção de instrumentos de recolha de dados: observação, entrevistas, questionários.


§  3.5.    Recolha de dados


§  3.6.    Análise de dados


§  4.       A escrita de relatórios científicos.


§  5. A Ética da investigação


 


 

Métodos de Ensino

De acordo com os objetivos da unidade curricular, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como da experimentação de instrumentos de investigação, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização.
Em regime de avaliação contínua, qualquer estudante que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima (A), deverá realizar um trabalho de grupo (B), a apresentar em sala de aula, e um trabalho individual (C) que consistirá na análise crítica de um artigo de investigação. A realização dos trabalhos serão acompanhados regularmente pelo docente em sessões de tutoria ao longo do semestre: (Classif=(A+5*B+4*C)/10)
O regime de avaliação final implica a realização de uma prova escrita (PE) e uma componente prática desenvolvida durante as aulas (B): Classif=(6*PE+4*B)/10

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua
A — Assiduidade e pontualidade
B — Trabalhos de grupo
C — Trabalho individual escrito
Nota Final= (A + 5B + 4C) /10 (Nenhum dos componentes pode ter uma classificação inferior a 8 valores)
Regime de Avaliação Final
O regime de avaliação final implica a realização de uma prova escrita (PE), que incide sobre todos os conteúdos programáticos, e uma componente prática relativa à resolução de tarefas práticas (elemento B regime da avaliação contínua – será dispensado caso reúna condições oriundas da avaliação contínua) desenvolvida durante as aulas. Neste caso, a nota final na unidade curricular é encontrada segunda a fórmula:
NF= (6PE + 4B) /100

Bibliografia

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Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2007). (6th edition) Research Methods in Education. London: Routledge.


Coutinho, C.; Sousa, A.; Dias, A.; Bessa, F.; Ferreira, M. & Vieira, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura, 12(2), 455-479.


Graue, E. & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Mesquita-Pires, C. (2010). A Investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EDUSER: revista de educação, 2(2), 66-83.


Naughton, G. M.; Rolfe, A. S &  Siraj-Blatchford, I. (2001). Doing early childhood research. International perspectives on theory and practice. Buckingham: Open University Press.


Formosinho, J., Ed. (2008). A Escola Vista pelas Crianças (Colecção Infância). Porto: Porto Editora.


Stake, R. E. (2007). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


 


Tuckman, B. W. (2002). Manual de Investigação em Educação. (2ª ed.). Lisboa: F. C. Gulbenkian.

Equipa Docente