2023

Educação, Expressão e Jogo Dramático

Nome: Educação, Expressão e Jogo Dramático
Cód.: PED01620L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Educação Artística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Uc pretende proporcionar diversas experiências no âmbito dramático e lúdico, complementadas por conhecimentos teóricos e técnicos que permita ao futuro professor valorizar o desenvolvimento global d

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 


- Reconhecer a importância da expressão dramática e do jogo no desenvolvimento integral da criança


 


-  Tomar consciência da criatividade, do corpo e da voz, a fim de explorar os recursos da expressão/comunicação


 


-  Desenvolver a consciência sensorial e emocional no sentido da adopção de uma atitude criativa face ao jogo e ao quotidiano em diversos contextos educativos


 


-   Desenvolver a sensibilidade e apreciação estética


 


-   Promover o planeamento de actividades dramáticas e teatrais com crianças e projectos com a comunidade


 


-  Mobilizar e aplicar as orientações curriculares na área da expressão dramática integrando-a com  outras áreas de conhecimento e projectos educativos.


 


 


 


 


 


 

Conteúdos Programáticos

I - Conteúdos de exploração prática


 


 


Saber ser


 


         A descoberta de si e dos outros


             O lúdico presente no perfil do educador/professor


             O sentido do jogo e expressão criadora


     A criatividade e competências comunicativas


     Criação de um sentido de grupo


 


        


Os instrumentos da Expressão Dramática


 


    Corpo e Voz


    Saber ouvir - ESCUTAR


    Saber contar - COMUNICAR


    A disciplina artística


 


 


Os conceitos fundamentais


 


    Espaço


    Tempo


    Acção


 


 


Os recursos


 


    Sentidos


    Emoções


    Imaginação


    Criatividade


 


 


Técnicas da criatividade


 


     Pensamento divergente


     Analogias criativas


     Solução criativa de problemas


     Mapas mentais  


 


 


                                                                                             4


Evolução do jogo infantil


              


            O jogo de imitação


            O jogo simbólico


            O jogo dramático espontâneo


 


 


O jogo dramático


 


    Utilização de indutores de criatividade: Imagem; Objecto;


                                                  Som; Texto; Personagem.


    Objecto Mágico – Maletas pedagógicas


                                   -  Livros sonoros tácteis


             Texto: Ler, contar e dinamizar histórias


     Dramatização de guiões orientados


     Teatro Debate


 


 


Improvisação


 


     Individual


     Em grupo


     Exploração do jogo dramático enquanto estratégia de


     trabalho de projecto


 


 


Introdução técnicas Projectivas


 


               Fantoches, Marionetas  e teatro de objectos


              Máscaras e maquilhagem


      Sombras e expressão corporal da criança


 


 


 


 


 


I I- Conteúdos de exploração teórico-prática


 


          


             Simulação de situações pedagógicas


             Construção, aplicação e dinamização de projectos


 


 


 


 


 


 


5


I I I- Conteúdos de exploração teórica


 


 


         Enquadramento da expressão e jogo dramático na


         educação


 


         Caracterização do campo de intervenção da expressão


         dramática


 


         Operacionalização de conceitos dramáticos


 


         Diversidade de perspectivas da expressão dramática na


         Educação:


          Desenvolvimento estético


          Estratégia facilitadora da aprendizagem


          Atitude pedagógica


 


 


         O jogo – pressupostos teóricos


 


 

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular desenvolve-se durante um semestre lectivo com uma carga horária semanal de 3 horas de aulas teórico-práticas.


 


Apresenta-se como uma oportunidade de formação pessoal no domínio expressivo, artístico e estético do futuro educador de infância/professor.


 


As Metodologias a utilizar serão essencialmente activas e participativas.


 


Tratando-se de uma formação teórico prática, deve-se no entanto salientar que a componente prática se revelará muito forte, já que se pretende que os alunos sejam capazes de integrar os domínios teóricos a partir das vivências práticas das situações de jogo que lhes irão sendo propostas.


 


Solicitar-se-á aos alunos a realização de trabalhos teórico práticos, sob a forma de projecto onde a dimensão reflexiva e questionadora esteja presente.


 


Nos domínios estritamente teóricos optar-se-á pela realização de fichas de leitura/pequenos trabalhos temáticos, que realizados em pares, serão sempre objecto de apresentação e discussão nas aulas.


 


 


Sempre que possível serão utilizados recursos audio-visuais como meios complementares na exposição dos conteúdos teóricos.


 


 

Avaliação

AVALIAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR


 Mais do que qualquer capacidade específica, o que é para nós importante, para além do domínio dos conteúdos teóricos abordados, é a atitude de disponibilidade, investimento activo e questionamento das propostas práticas apresentadas.


Constitui uma necessidade imperiosa que o aluno esteja efectivamente presente durante o processo de ensino-aprendizagem, facto pelo qual a assiduidade constitui um dos itens de avaliação. Para que a avaliação contínua prevista decorra com normalidade a comparência efectiva nas aulas terá que corresponder obrigatoriamente a 75% do total de aulas dadas.


 


A avaliação resultará das seguintes provas:


-       Desenvolvimento e apresentação de  de trabalho em grupo (1 momento intermédio e 1 final) – 30%


-       Elaboração e apresentação de ficha de leitura/trabalho temático (grupo de 2 alunos) – 30%


-       Participação nos trabalhos desenvolvidos nas aulas práticas – 20%


-       Diário de bordo (análise crítica e reflexão aplicada dos conteúdos desenvolvidos) e Assiduidade – 20%


 A aprovação na U.C. depende da obtenção da classificação final mínima de 10 valores, não podendo o aluno possuir nota inferior a 7,5 valores em qualquer uma das componentes de avaliação consideradas


 


Datas previstas:


 


Apresentação  de Trabalho (grupo) Avaliação contínua


 – 1º momento : 14 -11-16


 - 2º momento :  19 -12-16


 


Apresentação na aula das fichas de leitura calendarizadas previamente com alunos


 


Entrega Ficha de Leitura -  14 -1-17


 

Bibliografia

ANDRADE, C. (2013). Coro: corpo coletivo e espaço poético. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
BARRET, G.& LANDIER, J. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: Edições Asa.
BEZELGA, I. (2018). BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR: A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. POIÉSIS. Unisul, Tubarão, v.12, n. 21, Jan/Jun 2018, pp. 167­184
CHACRA, S. (CRUZ, H. (coord.) (2019). Arte e esperança: Percursos da Iniciativa Partis 2014-2018. Lisboa: FCG.
KOUDELA, I. D. & JÚNIOR, J. S. (coord.). (2015). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva.
................ (2002). Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva.
SANTOS, V. (2002). Brincadeira e conhecimento do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre:Mediação.
LÓPEZ, M. (2006). Imaginación y cratividad con niños de 4 a 7 años. Ciudad Real: Ñaque Editora.
NOGUEIRA, M (2008) Teatro com meninos e meninas de rua. São Paulo: Perspectiva.

Equipa Docente