2023

Prática Pedagógica em Jardim de Infância

Nome: Prática Pedagógica em Jardim de Infância
Cód.: PED01617L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer a acção educativa com crianças dos 3 aos 5 anos em contexto de creche
- Caracterizar a organização do ambiente educativo do jardim de infância e reflectir criticamente sobre as opções organizativas subjacentes.
- Conhecer as características e necessidades de crianças entre os 3 e os 5 anos e reflectir sobre as experiências educativas adequadas a esta faixa etária.
- Conhecer modalidades de interacção entre contextos familiares e contextos institucionais responsáveis pela educação das crianças destas idades.
- Desenvolver progressivamente competências subjacentes à acção educativa.
- Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida experimentando práticas de autoscopia e avaliação cooperada.

Conteúdos Programáticos

. A Educação Pré-Escolar
1.1 Funções e objectivos da Educação Pré-Escolar
1.2 Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar
2. A gestão e organização curricular no Jardim-de-infância:
2.1.Orientações curriculares para a educação Pré-Escolar:
2.1.1 Organização do ambiente educativo: grupo, espaço, materiais, tempo.
2.1.2 Áreas de conteúdo:
a) Área de formação pessoal e social
b) Área de expressão e comunicação
c) Área de conhecimento do mundo
2.1.3 Articulação e transversalidade de conteúdos
2.1.4 Continuidade educativa: transição família /Jardim de Infância e Jardim de Infância /1º ciclo.
2.1.5 A relação com as famílias: factores determinantes; estratégias de comunicação.
2.1.6 Intencionalidade educativa: observar, planear, agir, avaliar, comunicar
3. Os Modelos Curriculares na Educação de Infância
3.1 O Modelo High-Scope
3.2 Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
3.3 O Projecto Reggio Emília

Métodos de Ensino

- Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
- Aulas expositivas com debate;
- Realização de trabalhos em grupo;
- Observação participante em creche,
- Reflexão cooperada e análise das acções pedagógicas desenvolvidas em creche;
- Apoio e supervisão da observação participante entre os alunos e os educadores cooperantes.
- Avaliação cooperada da observação participante e intervenção.
- Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina
-Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria.

Regime de Avaliação Contínua
A avaliação contínua implica:
- Caderno de formação
- Assiduidade e participação nas aulas.
Informação qualitativa das Educadoras Cooperantes sobre o desempenho das alunas em contexto.

A classificação final será obtida através da fórmula:
5 A + B
6
não podendo o alunos obter nota inferior a 9 valores em qualquer uma das componentes.

Bibliografia

HOMANN, M. e WEIKART, D. P. (1997) Educar a Criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997) Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Col. Educação Pré-Escolar, n.º 1.DEP-GEDEPE. Lisboa. Editorial M.E..

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997) Legislação. Col. Educação Pré-Escolar, n.º 2.DEP-GEDEPE. Lisboa. Editorial M.E..

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997) Qualidade e Projecto na educação Pré-Escolar. Col. Educação Pré-Escolar, n.º 3.DEP-GEDEPE. Lisboa. Editorial M.E..

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2000) A educação Pré-escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal.. Lisboa. Editorial M.E..

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2000) A educação Pré-escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal.. Lisboa. Editorial M.E.

SIRAJ-BLATCHFORD, I. (2004) Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância. Lisboa: Texto Editora.

Equipa Docente