2024
Educação para a Sustentabilidade
Nome: Educação para a Sustentabilidade
Cód.: PED01611L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer e aplicar, em diferentes contextos, os conceitos de ambiente, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Conhecer o carácter global, sistémico e complexo de alguns problemas ambientais, avaliando a responsabilidade que nos incumbe na sua resolução.
Associar os conhecimentos anteriores à construção de projectos de sustentabilidade, em diferentes domínios, nomeadamente no âmbito da educação.
Conhecer o carácter global, sistémico e complexo de alguns problemas ambientais, avaliando a responsabilidade que nos incumbe na sua resolução.
Associar os conhecimentos anteriores à construção de projectos de sustentabilidade, em diferentes domínios, nomeadamente no âmbito da educação.
Conteúdos Programáticos
O desenvolvimento sustentável como estratégia global e local, em matéria de ambiente; a génese do conceito, a sua evolução e a sua importância actual.
A educação para a sustentabilidade, como perspectiva globalizante no domínio da educação ambiental.
Problemas ambientais e educação para a sustentabilidade; educação para a redução da produção e do consumo, para a reutilização e para a reciclagem.
Desenvolvimento de projectos, no âmbito da educação para a sustentabilidade, em contexto escolar.
A educação para a sustentabilidade, como perspectiva globalizante no domínio da educação ambiental.
Problemas ambientais e educação para a sustentabilidade; educação para a redução da produção e do consumo, para a reutilização e para a reciclagem.
Desenvolvimento de projectos, no âmbito da educação para a sustentabilidade, em contexto escolar.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, saída de campo, apresentação de trabalhos, ensino tutorial.
Avaliação de trabalhos de grupo e de relatórios individuais, através das respectivas avaliações e discussões. Teste escrito final, para a opção em regime de exame.
Avaliação de trabalhos de grupo e de relatórios individuais, através das respectivas avaliações e discussões. Teste escrito final, para a opção em regime de exame.
Bibliografia
Aramburu, F. (2000). Medio Ambiente y Educación. Madrid: Síntesis.
Beckert, C. (Org.) (2003). Ética Ambiental - uma ética para o futuro. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (W.C.E.D.) (1991). O nosso futuro comum. Lisboa: Meribérica / Liber.
Garcia, R. (2004). Sobre a Terra. Um guia para quem lê e escreve sobre Ambiente. Lisboa: Ed. Público.
Gonzalez-Gaudiano, E. (2006). Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget.
Lévêque, C. & Sciama, Y. (2005). Développement durable: avenirs incertains. Paris : Dunod.
Singer, P. (2004). Um só mundo; a ética da globalização. Lisboa: Gradiva.
Beckert, C. (Org.) (2003). Ética Ambiental - uma ética para o futuro. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (W.C.E.D.) (1991). O nosso futuro comum. Lisboa: Meribérica / Liber.
Garcia, R. (2004). Sobre a Terra. Um guia para quem lê e escreve sobre Ambiente. Lisboa: Ed. Público.
Gonzalez-Gaudiano, E. (2006). Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget.
Lévêque, C. & Sciama, Y. (2005). Développement durable: avenirs incertains. Paris : Dunod.
Singer, P. (2004). Um só mundo; a ética da globalização. Lisboa: Gradiva.
Equipa Docente
- Maria da Assunção da Cunha Folque de Mendonça [responsável]