2023

Ensino da Língua Materna

Nome: Ensino da Língua Materna
Cód.: PED01609L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar conhecimentos para a promoção da oracia ao longo do currículo.Proporcionar conhecimentos para a promoção da literacia ao longo do currículo.Fazer a transposição de conhecimentos científicos para a prática pedagógica. 

Conteúdos Programáticos

Documentos programáticos oficiais para a Língua Portuguesa – breve perspectiva.A promoção da oracia ao longo do currículo. A promoção da literacia – da literacia emergente à aprendizagem formal da língua escrita. A promoção de uma educação literária ao longo do currículo.

Métodos de Ensino

- Exposições teóricas dos temas pelo docente, as quais integrarão as intervenções e contribuições individuais dos alunos. - Leituras orientadas pelo docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.- Trabalhos práticos em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões. 

Avaliação

O aluno realizará uma prova de avaliação. A prova de avaliação é uma prova escrita e realizar-se-á no final do primeiro semestre. Para a classificação final, serão tidas em conta a assiduidade e a efectiva participação nos trabalhos das aulas. 

Bibliografia

Barbeiro, L. & Pereira, L. A. (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa: ME/DGIDC
Duarte, I.. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME/GIDC
Freitas, M. J.; Alves, D. & Costa, M. J. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: ME/GIDC
Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. Lisboa: ME/DGIDC
Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2015). Lisboa: ME/DGIDC
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016). Lisboa: ME/DEB
Sim-Sim, I.; Silva, A. C. & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim de infância. Lisboa: ME/DGIDC
Viana, F. L. (2007). O ensino da leitura: a avaliação. Lisboa: ME/DGIDC
VIANA, Fernanda Leopoldina e RIBEIRO, Iolanda. (2014). Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Carnaxide: Santillana