2023

Fundamentos de Ciências do Ambiente

Nome: Fundamentos de Ciências do Ambiente
Cód.: PAO01601L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Capacidades de percepção de como os seres vivos se relacionam entre si e com o meio. Capacidade para analisar criticamente a intervenção do homem no meio e para poder transmitir aos outros uma atitude de defesa e conservação ambiental

Conteúdos Programáticos

Relações entre os seres vivos e sua relação com o meio.


Populações e comunidades de seres vivos.


Estrutura e funcionamento dos ecossistemas


Tipos de relações ecológicas entre seres vivos


A dinâmica dos ecossistemas. Modificações ao longo do tempo.


Os principais tipos de Ecossistemas.


Habitats naturais e semi-naturais: principais ameaças e estratégias de conservação.


A qualidade do ambiente e seus efeitos.


Qualidade da água – poluição, tratamento, reciclagem e conservação da água.


Qualidade do ar, principais poluentes e suas origens.


Poluição sonora: fontes de ruído e suas consequências.


Poluição e conservação do solo.


Poluição radioactiva.


A importância da qualidade do meio sobre a Saúde pública.


A toxicidade dos compostos libertados no meio e suas consequências.


Os principais problemas ambientais.


Impactes ambientais das actividades humanas.


Chuvas ácidas.


O uso racional dos recursos naturais renováveis.


Os ciclos de vida dos produtos de consumo.


Como lida o homem com os resíduos?


Consequências ambientais das alterações climáticas.


O declínio da biodiversidade.


Causa e consequências do buraco na camada de ozono,


As espécies invasivas e sua ligação com a actividade humana.


Caça e pesca: oportunidades e conflitos com a natureza.


O fogo: consequências dos fogos florestais e a recorrência dos fogos nos ecossistemas não fortemente intervencionados pelo homem.


 


Impactos de marés negras.

Métodos de Ensino

Sessões teórico-práticas onde se abordam temas específicos no âmbito dos conteúdos programáticos


Obrigatoridade de participação no Seminário (este ano lectivo foi Sobre Problemáticas Ambientais) que ao envolver especialistas de várias áreas fornece ao aluno prespectivas diferenciadas sobre os vários temas do programa


Obrigatoriedade de participação nas vistas de estudo o que permite ao aluno visualizar em contexto prático algumas das questões do programa (Conservação da Natureza na visita ao Jardim Zoológico de Lisboa e Problemática da gestão de Resíduos na visita à GESAMB)


A elaboração de um trabalho sobre temas do programa permite ao aluno aprofundar e dar consistência ao material leccionado no decorrer da unidade curricular.

Avaliação

Na avaliação são contabilizadas as seguintes 3 componentes com os pesos indicados (em percentagem):


- Prova escrita 45%


(Média dos testes ou Nota de exame final)


- Trabalho prático 50%


(20% fichas para o e-book, 20% exposição oral, 10% relatórios do seminário e visitas de estudo (caso não exista um dos eventos a percentagem será dividida igualmente pelos itens realizados)


- Assiduidade 5%


 


O aluno é aprovado se obtiver a classificação global mínima de 9,5 valores (47,5%) com classificação mínima de 47,5% tanto na prova escrita como no conjunto dos restantes trabalhos, ou seja, têm que ser aprovados na parte escrita e na parte prática.


 


O trabalho prático consiste:


i) na elaboração de fichas conducentes à elaboração de um e-book sobre o bacalhau


ii) na exposição oral pelo grupo de trabalho sobre o tema mais especifico que abordou para a realização final das fichas previstas;


iii) nos relatórios (individuais) escritos por cada visita de estudo e seminário.


 


O trabalho e apresentação serão elaborados no máximo por três alunos.


É desejável haver pelo menos duas reuniões com os docentes antes da entrega do trabalho.


 


A prova escrita é constituída por 2 frequências ou exame, e 1 recurso.


A nota mínima para a realização da segunda frequência é a obtenção de 8 valores na 1ª frequência


 


 

Bibliografia

Baird, C., 1995. Environmental Chemistry, Freeman. (existe na biblioteca da U. Évora)


Bernardo, J.M. 1995. Ecologia das Populações e das Comunidades. Universidade Aberta, Lisboa;


 Borrego, C., N. Barros, M.J. Valinhas, O. Tchepel, O. Correia e J.G. Ferreira, 1998. Cadernos de Ecologia 1, Sociedade Portuguesa de Ecologia, Lisboa.


Braga J. e E. Morgado, 2007. Guia do Ambiente – Empresas, Competitividade e Desenvolvimento Sustentável, Monitor. (Enquadramento legal resumido)


Jackson,  A.R.W. and J.M Jackson, 1996. Environmental Science – The natural environment and human impact. Longman.


 Joanaz de Melo, J. e C. Pimenta. 1993. Ecologia e Ambiente, Difusão Cultural, Lisboa,


(existe na biblioteca da U. Évora).


 Gomes J., 2001. Poluição Atmosférica – Um Manual Universitário, Publindústria, Porto,


 Macedo R., 2006. Manual de Higiene do Trabalho na Indústria, 3ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian. (Conciso e ideal para uma primeira abordagem à poluição sonora)


 Miller, G. T. Jr. 2005 Environmental Science: Working with the Earth. Brooks/Cole Pub Co


 Nebel, B. J. and R. T. Wright, 1996. Environmental Science, Prentice-Hall.


 Peirce J.J., R.F. Weiner and P.A. Vesilind, 1998. Environmental Pollution and Control. 4th edition, Butterworth- Heinemann. (Conciso)


 Odum, E.P., 1971. Fundamentos de ecologia; tradução de António Manuel de Azevedo Gomes: Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa em 2004