Microclimatologia dos Habitats
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição de conhecimentos básicos de Microclimatologia e aplicação destes a ambientes naturais (superfícies nuas, áreas sob ocupação florestal e agrícola, interfaces e heterogeneidades diversas, animais e o homem) e a ambientes modificados pelas actividades humanas (habitações e paisagens urbanas, estufas e cortaventos, fogos, poluição atmosférica, …). Pretende-se que os alunos adquiram competências suficientes que lhes permitam intervir na área do planeamento.
Conteúdos Programáticos
Micrometeorologia e Microclimatologia: Escala dos fenómenos atmosféricos. Camada limite, camada limite atmosférica ou planetária. O Sistema climático: Componentes, propriedades e processos. A energia no Sistema Climático: Formas e modos de transferência de energia; A radiação solar, terrestre e atmosférica. Balanço de radiação de uma superfície. Balanço energético de uma superfície. A água no sistema climático: O ciclo hidrológico. Precipitação e Intercepção.Evaporação e Evapotranspiração.Infiltração e água do solo. Escoamento. Balanço Hidrológico (o caso do Solo). Bases físicas da Microclimatologia: Relações termodinâmicas básicas. Estabilidade atmosférica. Transporte de momento, energia e massa na camada limite: A superfície activa. Fluxo de momento e vento. Fluxo de calor sensível e temperatura do ar. Fluxo de calor latente e vapor de água e humidade atmosférica. Método aerodinâmico. Fluxos e resistências. Temperatura e humidade do solo:Fluxo de energia no solo e temperatura do solo. Fluxo de água no solo e humidade do solo. O clima de ambientes naturais: Superfícies nuas. Áreas sob ocupação florestal, agrícola ou agro-florestal. Interfaces e heterogeneidades diversas. Animais. O caso do homem. O clima de ambientes modificados: Habitações e paisagens urbanas. Estufas e cortaventos. Fogos. Poluição atmosférica. Precipitação Ácida. Noções de Climatologia Prática: Observações e instrumentos meteorológicos. Métodos de análise climatológica. Circulação geral da atmosfera e Classificações climáticas.
Métodos de Ensino
As aulas são de natureza teórico-prática. Assim, à exposição prévia das diferentes temáticas seguir-se-á a aplicação prática dos conceitos nela incluídos, visando sempre a participação activa (e por isso, crítica) dos alunos na resolução dos problemas propostos. Os alunos realizarão um trabalho prático sobre um tema específico, proposto pela docência ou aceite por esta mediante sugestão dos alunos. Este trabalho será preferencialmente realizado em grupo, ao longo do semestre, e fora do horário escolar, sendo posteriormente apresentado durante as aulas pelos alunos. Para o sucesso individual de cada aluno será sugerida bibliografia adequada, designadamente a que se encontre disponível na biblioteca da Universidade ou de acesso fácil via Internet. Com este objectivo será ainda disponibilizada pela docência outro material didáctico considerado essencial, nomeadamente apontamentos (ainda) não publicados. Para a realização do trabalho prático atrás referido os alunos serão convidados a realizarem um esforço complementar de pesquisa bibliográfica, devidamente orientados pela docência.
Avaliação
A avaliação baseia-se em aferir a aquisição dos conceitos e a aplicação destes a situações concretas. A avaliação compreende frequências/testes ao longo do semestre ou, em alternativa, um exame final (prova escrita). Da avaliação fará parte o valor do trabalho prático referido na metodologia. Este trabalho corresponde a 25% da Nota Final, enquanto o resultado dos testes ou do Exame equivalerá a 75% da Nota Final.
Bibliografia
1. Livros
Arya, S. P. 1988. Introduction to micrometeorology.Academic Press, Inc., San Diego
Campbell, G.S. 1987. An introduction to environmental biophysics. Springer-Verlag, New York
Marsh, W.M. & Dozier, J. 1981. Landscape. An Introduction to Physical Geography. Oke, T.R. 1978. Boundary layer climates. Methuen & Co LTD, LondonAddison-Wesley, ReadingMA.
Monteith, J. L. & Unsworth, M. H. 1990.Principles of Environmental Physics. Edward Arnold, London
Rosemberg, N., Blad, B. L. & Verma, S. B. 1983. Microclimate. The biological environmental (2ªed.), John Willey&Sons, New York.
2. Apontamentos para as aulas:
Andrade,J. 2011. Energia no sistema Climático (Apontam,entos para aulas da disciplina de Microclimatologia dos Habitats. Évora
Andrade, J. 2011. A cascata da água (Apontamentos para aulas da disciplina de Microclimatologia dos Habitats. Évora
Equipa Docente
- José Alexandre Varanda Andrade [responsável]