2023

Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Patologias Metabólicas

Nome: Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Patologias Metabólicas
Cód.: DES10238M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Espanhol
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1 Conhecer a fisiopatologia das principais patologias metabólicas


2 Compreender de que forma se deve intervir tanto na prevenção como no tratamento das patologias metabólicas


3 Compreender as considerações gerais e especificas dos doentes antes de iniciar a prescrição de exercício


4 Prescrever exercício físico apropriado para o tipo de doença metabólica em função das características do doente


5 Dominar instrumentos de controlo dos programas de exercício físico, assim como instrumentos de avaliação da qualidade de vida dos doentes 


 Competências:


1 Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas causadas pelas patologias metabólicas.


2 Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício físico para evitar riscos


3 Conseguir realizar programas de exercício físico na prevenção e tratamento das patologias metabólicas.


4 Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, assim como saber avaliar a qualidade de vida dos doentes


5 Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta unidade.

Conteúdos Programáticos

1 Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações metabólicas


2 Principais doenças metabólicas:


  2.1 História e origem


  2.2 Prevalência


  2.3 Classificação


  2.4 Complicações a longo prazo


  2.5 Critérios de diagnóstico


  2.6 Tratamento:


    2.6.1 Alimentação


    2.6.1 Exercício físico:


      2.6.1.1 Efeitos gerais


      2.6.1.2 Efeitos de uma sessão


      2.6.1.3 Considerações gerais


      2.6.1.4 Considerações antes de iniciar


      2.6.1.5 Prescrição e controlo de exercício físico:


        2.6.1.5.1 Tipo de exercício


        2.6.1.5.2 Intensidade


        2.6.1.5.3 Frequência


        2.6.1.5.4 Duração


        2.6.1.5.5 Controlo dos programas de exercício físico


3 Instrumentos de avaliação da qualidade de vida dos doentes com patologias metabólicas (específicos e genéricos):


  3.1 Versão portuguesa do questionário  “Audit of Diabetes Dependent Quality of life”    (ADDQoL)


  3.2 Versão portuguesa do questionário  “Short Form 36 Health Survey” (SF-36)

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas, práticas laboratoriais e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.


 Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício.


 A avaliação inclui questões/actividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.


 Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As competências mais práticas serão adquiridas presencialmente.

Avaliação

A avaliação inclui questões/actividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.


Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As competências mais práticas serão adquiridas presencialmente.

Bibliografia

Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia – USA, 2009.


Ciconelli RM, Ferraz MB, Santos W, Meinão I, Qua- resma MR. Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36). Rev Bras Reumatol 1999; 39:143-50.


Costa FA, Guerreiro JP, Duggan C. Um exame à Qualidade de Vida dependente da Diabetes (ADDQoL) em Portugal: avaliação da validade e fiabilidade. Pharmacy Practice 2006; 4(3): 123-128.

Equipa Docente