2023

Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Patologias Neuromusculares

Nome: Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Patologias Neuromusculares
Cód.: DES10235M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Espanhol
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1 Conhecer a fisiopatologia das principais patologias neuromusculares


2 Compreender de que forma se deve intervir no tratamento das patologias neuromusculares


3 Compreender as considerações gerais e especificas dos doentes antes de iniciar a prescrição de exercício


4 Prescrever exercício físico apropriado para o tipo de doença neuromusculares estudada em função das características do doente


5 Dominar instrumentos de controlo dos programas de exercício físico


Competências:


1 Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas causadas pelas patologias neuromusculares.


2 Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício físico para evitar riscos


3 Conseguir realizar programas de exercício físico no tratamento das patologias neuromusculares.


4 Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas


5 Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta unidade.

Conteúdos Programáticos

1 Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações neuromusculares


2 Principais doenças metabólicas:


  2.1 Diagnostico:


    2.1.1 Exploração


    2.1.2 Enzimas


    2.1.3 Electromiografia


    2.1.4 Biopsia


  2.2 Classificação


  2.3 Causas de redução da função neuromuscular


3 Prescrição de exercício em pessoas com alterações neuromusculares:


   3.1 Efeito do exercício de força em pessoas com alterações neuromusculares


   3.2 Efeito do exercício aeróbio em pessoas com alterações neuromusculares


   3.3 Efeito do exercício de flexibilidade em pessoas com alterações neuromusculares


   3.4 Recomendações de exercício para pessoas com alterações neuromusculares:


     3.4.1 Exercício de força


     3.4.2 Exercício aeróbio


     3.4.3 Exercício de flexibilidade


4 Avaliação e controlo dos programas de exercício físico

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas, práticas laboratoriais e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.


Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício.


A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de exame e/ou trabalhos.


Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As competências mais práticas serão adquiridas presencialmente.

Avaliação

A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de exame e/ou trabalhos.


Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As competências mais práticas serão adquiridas presencialmente.

Bibliografia

ASEM. Enfermedades Neuromusculares – 49 Fichas – 2003. disponível on-line em www.asem-esp-org


Reed UC. Doenças neuromusculares. Journal de Pediatria 2002;78(Supl 1):89-103.


Iwabe C, Miranda-Pfeilsticker BH, Nucci A. Rev Bras Fisioter 2008;12(5):417-24.

Equipa Docente