2025

Farmacologia e Toxicologia Clínicas

Nome: Farmacologia e Toxicologia Clínicas
Cód.: CMS14415L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Conhecimentos de farmacologia e aplicação de princípios e métodos farmacológicos a situações reais. Estudo dos efeitos, explicação dos mecanismos de ação e grau de risco de exposição a tóxicos. Promoção e uso seguro e racional de medicamentos, gestão e prevenção da exposição a xenobióticos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos
Distinguir entre ação e efeito
Compreender os mecanismos de absorção, distribuição, metabolização e distribuição dos xenobíótiocos
Conhecer os diferentes modos de ação dos diversos fármacos
Conhecer os factores que afetam a toxicidade
Conhecer as diferentes respostas tóxicas aos xenobióticos
Competências
Compreender a importância da estrutura e forma esterioquímica do xenobiótico para determinar os mecanismos de absorção, distribuição, metabolização e distribuição
Inferir a mudança do efeito farmacológico em efeito tóxico
Seleccionar e aplicar conhecimentos na formulação de hipóteses, planeamento experimental, e obtenção e tratamento de resultados, tendo em vista a resolução de problemas qualitativos ou quantitativos de natureza familiar no âmbito das matérias tratadas.

Conteúdos Programáticos

Xenobióticos com interesse farmacológico e com efeitos tóxicos
Fármaco e toxicocinética
Absorção, distribuição, metabolização e excreção
Fármaco e toxicodinamia
Acção local e ação à distância
Forma e estrutura estereoquímica dos xenobióticos
Farmacologia
Diferentes classes de fármacos
Fármacos que agem nas sinapses e junções neuroefetoras
Fármacos com ações no sistema nervoso central
Autacóides
Fármacos que afetam as funções renal e cardiovascular
Fármacos que afetam a função gastrointestinal
Quimioterapia anti-microbiana e anti-parasitária
Quimioterapia das doenças neoplásicas
Imunomoduladores
Fármacos que atuam sobre o sangue e os órgãos hematopoiéticos
Hormonas e seus antagonistas
Toxicologia
Factores que afetam a resposta tóxica, a metabolização e a distribuição
Respostas tóxicas dos xenobióticos
Mecanismos bioquímicos de toxicidade

Métodos de Ensino

Sessões de contacto colectivo para transmissão dos conhecimentos fundamentais onde serão utilizadas metodologias activas que apelam à interacção aluno/aluno, como actividades práticas, debates, trabalhos de pesquisa em grupo/pares, resolução de problemas/exploração de situações CTS&A, o que permite a aprendizagem cooperativa, método bastante eficaz de resolver problemas e de promover a aprendizagem.
As aulas laboratoriais permitem a consolidação dos conceitos teóricos através da realização de atividades experimentais, análise dos resultados e sua divulgação, quer através da escrita de relatórios, quer de apresentações orais.

Avaliação

A avaliação da unidade curricular está estruturada de forma a garantir que os estudantes desenvolvem competências equilibradas nas vertentes teórica e prática laboratorial. Para a obtenção de aprovação, é obrigatória a classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes.

A componente laboratorial (PL) corresponde a 25% da classificação final, valorizando o desempenho e as competências práticas adquiridas nas aulas de laboratório.

A avaliação teórica (T) é assegurada:
a) avaliação contínua:
Esta integra três elementos principais:
- a participação nas aulas e atividades TBL (10%)
- a apresentação de uma monografia (15%), incentivando a participação ativa, o trabalho em grupo e a capacidade de comunicação científica.
- dois testes escritos (T1 e T2), cada um com um peso de 25%, representando no total 50% da nota final.

Nota final = (PL × 25%) + (T1 × 25%) + (T2 × 25%) + (TBL/actividades × 10%) + (Monografia × 15%)

b) Avaliação final:
Realização de um exame (E) escrito (75%)

Nota final = (PL × 25%) + (E × 75%)

A nota final resulta da ponderação entre as diferentes componentes, sendo necessária a obtenção de aproveitamento mínimo em todas para garantir a aprovação na unidade curricular.

Bibliografia

Brunton, L. et al. (2006). Goodman and Gilman As bases farmacológicas da terapêutica (11ª ed.). Rio de Janeiro: McGraw-Hill Interamericana do Brsil, Lda.
Klaassen, C. D. (1996). Casarett and Doull's Toxicology -The Basic Science of Poisons (5ª ed.). N. York: McGraw-Hill.
Timbrell, J. (2005). Principles of Biochemical Toxicology (3ª ed.). London: Taylor & Francis