Ana Paula Amendoeira

Membro Cooptado do Conselho Geral

Ana Paula Amendoeira

Nota Biográfica 

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora Diplomada em Administração de Projectos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa, em 2001. Fez o curso curricular de doutoramento em Geografia na Universidade de Paris IV Sorbonne entre 2008 e 2010 com investigação sobre Património Mundial e a aplicação da Convenção de 1972.

Foi Chefe da Divisão de Acção Cultural, Educação e Acção Social do Município de Reguengos de Monsaraz entre 1998 e 2008. Foi bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e ensino Superior, é Investigadora Integrada do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, CEAACP. Foi Assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos departamentos de Arqueologia e História da Arte.

Tem desenvolvido a sua investigação na área do património cultural com especialização em Património Mundial da UNESCO. É membro do Grupo de Trabalho para a elaboração da Lista Indicativa do Património Mundial Português a convite da Comissão Nacional da UNESCO desde 2004. Membro eleito do Comité Executivo Internacional do ICOMOS, Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, e do Comité do ICOMOS Internacional para avaliação das candidaturas a património mundial no mandato de 2003-2005. Desde 2000 é membro efectivo do Comité Científico Internacional do ICOMOS dos Itinerários Culturais. Membro da representação de Portugal, enquanto país membro do Comité do Património Mundial nos anos de 2013 a 2017. Desde 2015 é Membro do Grupo de Trabalho da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO para avaliação prévia das candidaturas a Património Mundial em representação do ICOMOS Portugal.

Tem organizado e participado em várias reuniões nacionais e internacionais de natureza científica, política e pensamento crítico, nas áreas da cultura, bem como em colóquios nacionais e internacionais com publicação, nacional e internacional de artigos e livros sobre património, com destaque para as questões do património mundial. Tem participação com intervenção em inúmeras reuniões e colóquios no âmbito da aplicação da convenção do património mundial na Europa, Ásia, Canadá, Brasil, Uruguai, México, Moçambique. 

Consultora do Governo de Macau para o relatório do plano de gestão do Centro histórico de Macau inscrito na lista do Património Mundial, em 2018.

Foi Presidente do ICOMOS Portugal entre Março de 2011 e Dezembro 2015, exercendo o cargo de Vice-Presidente desde Dezembro de 2015. 

Directora Regional de Cultura do Alentejo entre Dezembro de 2013 e Dezembro de 2023, 

É desde 2014 membro do Conselho Nacional de Cultura nas secções de Património Arquitectónico e Arqueológico e de Museus e Património Imaterial.

Foi relatora do Conselho consultivo da Comissão Nacional da Unesco entre 2012 e 2014.

Membro do Conselho Geral da Universidade de Évora em 2015 - 2016.

Membro português, eleita por proposta da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), do Comité Científico do JPI CH (Joint Programming Iniciative on Cultural Heritage) da União Europeia desde novembro de 2020 com mandato renovado por em novembro de 2023.

Membro do Conselho Consultivo do Instituto Pedra para a conservação e restauro, no Brasil, desde 2019

Membro da Comissão Executiva da candidatura vencedora da cidade de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027. 

Vice-Presidente da CCDR- Alentejo I.P. para a Cultura na sequência da extinção das Direções Regionais de Cultura em 31 de dezembro de 2023.

Foram-lhe atribuídos prémios e distinções por várias organizações de que se destaca o Prémio Prestígio Cultura da Revista Mais Alentejo e o Prémio Nacional Memória e Identidade 2023 atribuído pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico bem como as distinções e homenagens com a atribuição da medalha de mérito cultural por vários municípios do Alentejo.