Arqueologia junta especialistas em Évora

Ilustração do item

A quarta edição do TAG Ibérico, um encontro internacional dedicado à reflexão crítica sobre a teoria e a prática arqueológica no contexto da Península Ibérica, arrancou ontem, dia 5 de fevereiro, no Colégio do Espírito Santo, reunindo na Universidade de Évora investigadores, docentes, profissionais e estudantes de arqueologia de Portugal e Espanha.

Até 7 de fevereiro realizam-se várias sessões temáticas, comunicações científicas e momentos de debate coletivo, incentivando a participação de investigadores em diferentes fases da carreira e promovendo redes de colaboração académica a nível ibérico. O TAG Ibérico 2026 conta com o apoio de várias unidades de investigação e instituições parceiras, reforçando o compromisso da Universidade de Évora com a investigação, a internacionalização e a divulgação científica, facto que a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, fez questão de destacar na sessão de abertura, acrescentando que “ na atual fase de transição do SCTN, no âmbito da qual está a ser discutida a metodologia da Agência de Investigação e Inovação, cabe-nos assegurar, nesse enquadramento, que as Ciências Sociais e, em particular, a Arqueologia, não são secundarizadas.”

O programa científico conta com a participação de oradores convidados de reconhecido mérito internacional, incluindo Ignacio Rodríguez-Temiño da Junta de Andalucía, Marina Diniz e Francisco B Gomes do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, Alberto Polo-Romero da Universidad Rey Juan Carlos, Tânia M Casimiro da University of Stirling, Beatriz Marín-Aguilera da University of Liverpool, Sergio Escribano-Ruiz da Euskal Herriko Unibersitatea, Raquel Liceras-Garrido da Universidad Complutense de Madrid, bem como Sergio Gomes da Câmara Municipal do Porto e Ana Vale da Universidade do Porto.

O TAG Ibérico constitui um fórum de debate científico que promove o intercâmbio de ideias, metodologias e perspetivas teóricas, afirmando-se como um espaço plural e inclusivo no panorama da arqueologia contemporânea. Após edições anteriores realizadas em Espanha, a edição de 2026 reforça o papel da Universidade de Évora como centro de produção e disseminação de conhecimento na área das Ciências Sociais e Humanas.

Publicado em 06.02.2026