Estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora deram vida à iniciativa Montras Vivas

Ilustração do item
Mais de 150 estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora participaram, hoje, na 5.ª edição da iniciativa “Montras Vivas”, dinamizando o centro histórico da cidade de Évora com diversas expressões artísticas.      

Na inauguração da iniciativa, Noémi Marujo, Vice-Reitora para a Comunicação, Promoção Institucional e Informação Documental, em representação da Reitora da Universidade de Évora, destacou que a participação da Escola de Artes contribuiu para o sucesso do evento. “Transformar as montras do centro histórico em pequenos palcos de expressão artística, através do talento dos nossos estudantes, é uma forma privilegiada de aproximar a Universidade da cidade, promovendo a cultura artística e afirmando a Universidade de Évora como um agente ativo na dinamização cultural e criativa da cidade. Este cruzamento entre a criação artística dos estudantes, o comércio tradicional e o património urbano contribui para uma vivência cultural mais rica e participada, fortalecendo a ligação entre a academia, a comunidade local e o tecido económico, ao mesmo tempo que valoriza o património histórico, o turismo e a criatividade enquanto eixo central do desenvolvimento cultural de Évora. Em nome da Sra. Reitora, quero agradecer aos estudantes dos cursos de Arquitetura, Música, Design, Teatro, Artes Plásticas e Multimédia, aos grupos académicos e ao Professor Tiago Navarro Marques, Diretor da Escola de Artes, todo o trabalho desenvolvido para o sucesso desta 5.ª edição, e espero que esta parceria tenha continuidade”.

Na sua intervenção, o Diretor da Escola de Artes da Universidade de Évora, Tiago Navarro Marques, referiu que “participar nesta iniciativa é uma forma de colocar os nossos estudantes no centro da cidade, onde a criação artística dialoga com o comércio tradicional e o património classificado pela UNESCO. Este projeto demonstra como a arte pode revitalizar o r o espaço urbano, envolver a comunidade e projetar Évora no percurso para 2027, enquanto Capital Europeia da Cultura". 

Tiago Navarro Marques referiu ainda que a temática deste ano, ‘excelência das artes’, “reflete aquilo que procuramos incentivar nos nossos estudantes, numa parceria que assumimos com orgulho para a promoção de Évora e para a valorização do seu comércio tradicional”. 

A 5.ª edição da iniciativa “Montras Vivas” foi organizada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Diário do Sul e Câmara Municipal de Évora, tendo como parceiros a Escola de Artes da Universidade de Évora e o Évora 27.

Publicado em 14.12.2025