UÉvora homenageia o professor António Cândido Franco
O Departamento de Linguística e Literatura (DLL) promoveu, no passado dia 3 de dezembro, uma sessão comemorativa em homenagem a António Cândido Franco, professor da Universidade de Évora desde 1989. Foram vários os estudantes, antigos estudantes, docentes e investigadores que fizeram questão de marcar presença nesta sessão que teve lugar na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo por ocasião da sua aposentação. João Freire (ISCTE/CIES), Miguel Mochila (UÉ/DLL), Hugo Estevão (CEL) e Sandra Fontinha (U. RENNES/ CEL), deixaram os seus testemunhos, recordando as interações profissionais, académicas e científicas que mantiveram com o Professor Cândido Franco, em várias fases da sua carreira.
A sessão de abertura contou com a presença de Leonor Rocha, Diretora da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, Antonio Saez Delgado, Diretor da Cátedra de Estudos Ibéricos e Cláudia Teixeira, Diretora do DLL, que começou por referir “com este momento pretende-se celebrar a carreira e o legado de António Cândido Franco, autor de uma obra extensa e multifacetada que passa pelo ensaio, pela biografia e pela criação literária”.
António Cândido Franco construiu, ao longo de décadas, um percurso académico sólido: formou-se em Filologia Românica, especializou-se em Literatura, área em que concluiu o doutoramento. Em 2006 a Universidade de Évora atribuiu-lhe o título de agregado em Cultura Portuguesa.
Como investigador e escritor, dedicou-se ao estudo da literatura portuguesa, com especial enfoque na obra de Teixeira de Pascoaes e nas intersecções entre literatura, história e cultura. É autor de várias obras académicas, bem como de romances históricos, ensaios e biografias, incluindo estudos sobre o surrealismo em Portugal e biografias de figuras centrais da cultura portuguesa como Agostinho da Silva, Luiz Pacheco e Mário Cesariny. Foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura Biográfica, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), pela publicação de “O Firmamento é Negro e Não Azul – A Vida de Luiz Pacheco”.
