UÉVORA recebe delegação da Jinzhong University para reforço da cooperação académica e científica

Ilustração do item

A Universidade de Évora recebeu, no dia 19 de novembro, na Reitoria da instituição, no Colégio do Espírito Santo, uma delegação da Jinzhong University (China), no âmbito do processo de formalização de uma nova parceria institucional entre as duas universidades.

A delegação chinesa contou com a presença de XueZhufeng, Vice-secretário do Comité do Partido; LuWenhui, Vice-diretor do Gabinete de Relações Externas; e Luo Aiguo, Vice-diretor do Departamento de Investigação Científica e responsável pela área de Ciência Alimentar da instituição. Da parte da Universidade de Évora, o encontro contou com a participação de Maria João Costa, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Internacionalização, e de Marina Cordeiro, Chefe da Divisão de Internacionalização e Mobilidade.

Durante a reunião, foram discutidas diversas oportunidades de colaboração académica, com particular destaque para a formação avançada e o desenvolvimento de talento nas áreas da ciência alimentar, biologia e investigação aplicada. Este primeiro encontro permitiu identificar áreas estratégicas de trabalho conjunto, entre as quais o desenvolvimento de programas de formação e investigação colaborativa no domínio da ciência alimentar, incluindo a produção, consumo e sustentabilidade dos alimentos, a promoção da saúde alimentar como eixo transversal de investigação, a criação de projetos conjuntos orientados para a inovação na valorização de resíduos agroalimentares, com vista à obtenção de novos produtos alimentares, materiais biodegradáveis e ingredientes funcionais e ainda o desenvolvimento de ingredientes de base biológica, alinhados com os princípios da economia circular.

A visita da delegação de Jinzhong reforçou ainda a vontade de aprofundar a cooperação bilateral em diferentes níveis, nomeadamente intercâmbio de estudantes e docentes, desenvolvimento de projetos científicos conjuntos e criação de sinergias no domínio da investigação.

Este encontro representa um passo significativo na aproximação entre as duas instituições, abrindo caminho a iniciativas que poderão contribuir para o avanço científico, a inovação sustentável e a valorização dos sistemas alimentares, áreas de interesse comum e de elevada relevância global.

Publicado em 28.11.2025