Universidade de Évora lançou o livro Última Lição para homenagear docentes

Ilustração do item

A Universidade de Évora apresentou hoje o livro Última Lição, uma obra que reúne as últimas lições de seis docentes de diferentes áreas do saber. Organizada pela Reitoria e coordenada por Hermínia Vasconcelos Vilar e Noémi Marujo, a publicação homenageia professores de distintas áreas e reforça o compromisso institucional com a transmissão do conhecimento.

Na sessão de apresentação, a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, destacou que esta coletânea “reflete experiências concretas de ensino que tornam tangível a vida académica da Universidade de Évora. Apesar da diversidade disciplinar e das diferentes abordagens, estas lições convergem no essencial: o compromisso com a verdade, o rigor do pensamento e a generosidade na partilha do conhecimento”.

Hermínia Vasconcelos Vilar descreveu ainda a última lição como “um momento de transição, de agradecimento e de reconhecimento. É um momento em que múltiplas gerações e comunidades se cruzam. Esta publicação pretende ser o reflexo concreto deste reconhecimento”.

A Reitora referiu que “as seis lições agora editadas representam apenas uma parte das muitas últimas lições proferidas ao longo das últimas décadas na instituição. Através delas reconhecemos todos aqueles que as foram proferindo”. Sublinhou ainda que a diversidade dos temas “é um reflexo fiel da diversidade de matérias, saberes e formações que constituem a nossa Universidade”, acrescentando que “foi com muito gosto que a Universidade assumiu este projeto. Espero que no futuro seja possível continuar esta publicação, dando continuidade a uma tradição que honra os nossos mestres e inspira as gerações futuras”.

A apresentação das seis lições ficou também a cargo de Noémi Marujo, Vice-reitora para a Comunicação, Promoção Institucional e Informação Documental, que destacou a diversidade temática como elemento central do livro. “O livro percorre diferentes áreas do saber (Filosofia, Arqueologia, História, Física, Teatro e Economia) mostrando a diversidade e riqueza da universidade enquanto espaço de pensamento. Apesar da diversidade de temas, todas as lições convergem numa mesma ideia central: o ensino é um gesto de partilha, continuidade e responsabilidade, que ultrapassa os limites de uma carreira”.

Na sua intervenção, Noémi Marujo disse que, através de uma pesquisa, verificou que a Universidade de Évora é a primeira instituição a lançar um livro que reúne últimas lições de docentes de diferentes áreas do saber.

Entre os textos reunidos encontram-se A noite da Filosofia, de Irene Borges-Duarte; Dos territórios megalíticos ao Tratado de Alcanices na falda norte da Serra de S. Mamede, de Jorge Oliveira; Guerra e Paz, Napoleão, Hitler e a deslocação maciça de obras de arte, de José Alberto Gomes Machado; Brecht Sempre Revisitado, de Pedro Alves Pereira; A Terra Move-se, mas a Ciência Estremece, de Mourad Bezzeghoud; e 40 anos de Estudo e de Ensino sobre Integração Económica Europeia, de José Manuel Caetano. O prefácio foi escrito por Hermínia Vasconcelos Vilar e Noémi Marujo.

 

Publicado em 27.11.2025