Jornadas do Departamento de Sociologia e Turismo debate práticas inovadoras no ensino e investigação

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O Departamento de Sociologia e Turismo da Universidade de Évora promoveu, no dia 14 de novembro, no Auditório do Colégio Mateus d’Aranda, mais uma edição das suas Jornadas anuais, este ano dedicadas ao tema “A Academia é criativa? Ensinar, aprender e investigar em Sociologia e Turismo”. A iniciativa reuniu docentes, estudantes e investigadores numa reflexão conjunta sobre inovação pedagógica, criatividade académica e dinâmicas contemporâneas de ensino-aprendizagem.

O encontro deste ano privilegiou a discussão sobre práticas inovadoras de ensino em Sociologia e Turismo e o papel da criatividade no processo educativo. Noémi Marujo, Vice-Reitora para a Comunicação, Promoção Institucional e Informação Documental da Universidade de Évora, salientou na sessão institucional da iniciativa que a aprendizagem exige um papel ativo dos estudantes reforçando que “os docentes podem ter muitas iniciativas e metodologias criativas, mas é necessário que os estudantes demonstrem vontade participativa no seu processo de aprendizagem”. A Vice-Reitora fez questão de sublinhar que estas Jornadas são, elas próprias, um momento pedagógico. “Este encontro é também uma lição para todos os estudantes, que aqui ficam a conhecer a vontade dos docentes em transmitir metodologias inovadoras criativas”.  A vice-reitora sublinhou, ainda, que “ser criativo na academia não significa apenas adotar novas metodologias ou incorporar ferramentas digitais no processo de ensino e de investigação. Ser criativo é, acima de tudo, abrir espaço para o diálogo, para o pensamento crítico e para a interdisciplinaridade. Devemos explorar com criatividade o uso das tecnologias de informação e comunicação, e também compreender como a inteligência artificial pode ser uma aliada no ensino, na aprendizagem e na investigação, mas sem perdermos de vista o rigor científico e o compromisso ético que caracterizam uma universidade.

A edição de 2025 assumiu um significado especial ao marcar a consolidação da nova denominação do Departamento, que passa a integrar formalmente duas áreas científicas. Como sublinhou Joana Lima, Diretora do Departamento de Sociologia e Turismo da instituição, esta mudança “reflete a importância da confluência e colaboração entre áreas do saber”, destacando que “são as primeiras jornadas em que o nosso departamento se consolida enquanto entidade que acolhe duas áreas e passa a ser o Departamento de Sociologia e Turismo da Universidade de Évora”.

Também Maria Filomena Mendes, Coordenadora da Comissão Organizadora, destacou a simbologia associada à nova identidade departamental, recordando que “celebramos hoje a nova denominação do nosso departamento”. A docente reforçou ainda que a escolha do tema das Jornadas surgiu da centralidade dos estudantes no quotidiano académico, lembrando que “o estudante está no centro do processo de ensino e deve ser o principal construtor do seu próprio conhecimento”.

A importância das Jornadas para o contacto direto entre estudantes e corpo docente foi igualmente sublinhada por Leonor Rocha, Diretora da Escola de Ciências Sociais, que reforçou que “estas jornadas são fundamentais para que os estudantes conheçam quem somos, o que fazemos e de que forma podemos contribuir para os seus percursos académicos”.

No final da sessão da manhã, decorreu a cerimónia de distinção do mérito académico, premiando estudantes dos 1.º e 2.º ciclos com as médias mais elevadas no ano letivo de 2023/2024. Um momento simbólico que materializa o reconhecimento institucional do esforço, dedicação e excelência dos estudantes.

Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a painéis temáticos, apresentação de projetos, debates sobre metodologias ativas — como o Project-Based Learning (PBL) — e diversos workshops práticos pensados numa lógica hands on, estimulando a experimentação e o envolvimento direto dos estudantes.

E, neste contexto, as Jornadas DSocTur 2025 assumem-se como um espaço de reflexão e partilha privilegiado, reforçando o compromisso da Universidade de Évora com práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas com os desafios atuais. Ao reunir docentes, estudantes e investigadores em torno de experiências e metodologias que valorizam a criatividade, a participação e a aprendizagem ativa, o evento sublinha a importância de repensar continuamente o ensino superior.

Publicado em 17.11.2025