Universidade de Évora reafirma presença no Encontro Nacional de Estudantes de Património

Ilustração do item

Fundado por estudantes da Universidade de Évora, provenientes da licenciatura e do mestrado em Património Cultural, o Encontro Nacional de Estudantes de Património (ENEP) nasceu com a missão de ser um espaço de partilha e debate criado por estudantes e para estudantes. Sob o mote “Vamos repensar o Património no Século XXI”, a segunda edição do ENEP decorreu nos dias 1, 2 e 3 de outubro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, reunindo estudantes, profissionais e investigadores em torno da reflexão sobre os desafios e oportunidades que marcam o futuro do património.

Depois de uma primeira edição realizada em Évora, em 2023, o ENEP tornou-se um evento itinerante, organizado em 2025 pelos estudantes do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O encontro consolidou-se, assim, como um espaço privilegiado de permuta de ideias, conhecimentos e experiências, promovendo a valorização, preservação e comunicação do património nas suas diversas dimensões — material, imaterial, cultural e natural.

A comissão fundadora do ENEP — composta por Ana Chambel, Diana Henriques, Keitty de Oliveira Silva e Ana Afonso, estudantes da Universidade de Évora — marcou presença nesta segunda edição, reafirmando a ligação da UÉvora às origens do projeto. Três das fundadoras participaram ativamente no programa com comunicações orais que refletiram a diversidade de perspetivas e a relevância do património cultural nas práticas contemporâneas de investigação e intervenção.

A Universidade de Évora renova assim o seu compromisso com a continuidade e crescimento desta iniciativa nascida no seu seio académico, esperando continuar a contribuir para a promoção do património cultural. A instituição reitera o seu compromisso na formação de profissionais e investigadores capazes de promover o diálogo, o pensamento crítico e o envolvimento ativo na preservação e valorização da herança cultural e natural de Portugal.

 

Publicado em 07.10.2025