Universidade de Évora acolhe 186 novos estudantes em mobilidade IN no Welcome Day
A Universidade de Évora (UÉvora) deu as boas-vindas a 186 novos estudantes em mobilidade IN no tradicional Welcome Day, que decorreu no Auditório Nobre do Colégio do Espírito Santo. A sessão, dinamizada pela Divisão de Internacionalização e Mobilidade da UÉvora, marcou o arranque de um semestre académico onde a diversidade cultural e o intercâmbio de experiências assumem papel central na vida académica da instituição.
Na sessão de abertura, Maria João Costa, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Internacionalização da UÉ, destacou a importância da integração destes estudantes na comunidade académica e na própria cidade. “A Universidade de Évora foi desde a sua origem um espaço onde diversas áreas do conhecimento se encontram. Ao juntarem-se a nós, unem-se a anos de história de preparação de indivíduos para um futuro desafiante. Temos a sorte de estudar e crescer em união com uma cidade como Évora, rica em história e tradição, um local vibrante que vos acolhe e recebe. Vamos aprender todos com as diversas culturas e perspetivas que aqui se cruzam. É uma experiência enriquecedora para vocês, mas também para nós. Daqui vão resultar memórias e ligações que vivem para sempre.”
Também a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) marcou presença através do seu Vice-Presidente, Ricardo Oliveira, que sublinhou o papel da associação na integração dos estudantes. “Acredito que não seja fácil estar longe de casa e das vossas famílias, mas lembrem-se sempre que não estão sozinhos, a AAUE trabalha diariamente para garantir que vocês se sentem integrados e que têm uma experiência positiva e produtiva na Universidade de Évora.”
O acolhimento contou ainda com a participação da Erasmus Student Network (ESN Évora), representada pelo seu presidente, Afonso Guerra, que apresentou a missão da rede europeia de apoio a estudantes internacionais. “A Erasmus Student Network é uma das maiores associações estudantis da Europa, presente em mais de mil instituições de ensino superior e em mais de 40 países, apoiando anualmente cerca de 350 mil estudantes internacionais.”
O encontro terminou com um lanche-convívio, promovendo os primeiros momentos de interação e integração entre estudantes de diferentes países, reforçando o ambiente multicultural que caracteriza a Universidade de Évora.