Universidade de Évora homenageia Mecenas

Ilustração do item

Destacar o contributo fundamental das entidades que, atuando como Mecenas, têm garantido a continuidade e conclusão dos estudos por estudantes em contextos socioeconómicos mais frágeis, foi o objetivo da cerimónia que teve lugar na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo no dia 30 de setembro, às 17h00.

A importância do apoio atribuído através do Fundo de Apoio Social Aos Estudantes da Universidade de Évora (FASUE-UE) aos estudantes beneficiários foi sublinhada pela Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, que, dirigindo-se aos representantes das entidades Mecenas considerou que esta é uma forma “singela, mas sincera de reconhecer e agradecer o vosso contributo, fundamental para a formação pessoal e para a percurso académico dos estudantes abrangidos por este fundo de apoio”.

Emanuel Samuel, estudante do 4º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura reforçou a mensagem, num relato na primeira pessoa em que relembrou e agradeceu a vários funcionários dos Serviços de Ação Social e dos Serviços Académicos a orientação e cuidado, “este apoio foi importante para o meu percurso académico e para a minha permanência em Portugal. Foi por isso que consegui concentra-me totalmente no estudo. Graças a este apoio pude crescer e dedicar-me ao futuro. Esta preparação só foi possível graças ao FASE-UÉ, por isso, quero agradecer profundamente aos mecenas e à Universidade de Évora pelo compromisso que nenhum aluno abandone o curso por questões financeiras”.

Também partindo da dimensão das relações interpessoais que se constroem em torno destes apoios, Beatriz Calado, Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora fez questão de reforçar “Estas relações fazem a diferença para todos os estudantes que estão no ensino superior, as pessoas fazem a diferença na nossa vida. Que o ensino superior seja sempre uma passagem feliz e não infeliz”.

A encerrar a sessão, Fátima Dias, Administradora da Fundação Millenium BCP e representante dos Mecenas do FASE-EU 2024/25, sublinhou “o orgulho que temos de participar neste projeto. Esta parceria permitiu apoiar 43 estudantes, apoio que, esperamos, tenha valido verdadeiramente a pena nas vidas destes jovens”. Deixou, depois duas notas para reflexão: “não há carreiras de sucesso sem trabalhar em equipa e em conjunto” e “o sucesso e a mobilidade social concretizam-se com o estudo”.

Seguiu-se a entrega de galardões às entidades mecenas que se fizeram representar na sessão: Câmara Municipal de Vila Viçosa, Família Noites, Fundação Eugénio de Almeida, Fundação Milennium BCP, Santa Casa da Misericórdia de Évora, SIAG, Solubema, Somefe e Tyco.  

No ano letivo de 2024/2025, foram apoiados 91 estudantes, sendo 71 de 1º Ciclo/Mestrado Integrado e 20 de 2º Ciclo. O montante total do apoio concedido foi de 148.155,44€ distribuído entre apoio a propina, alojamento em residência universitária e alimentação.

Criado em 2012, o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora, gerido pelos Serviços de Ação Social, da UÉ, tem contado com o contributo de diversos mecenas, que de ano para ano têm vindo a crescer.

Publicado em 01.10.2025