Factos e inquietações sobre integração económica europeia em última lição de José Caetano
José Caetano, professor do Departamento de Economia da Universidade de Évora há mais de 40 anos, proferiu, no dia 30 de setembro, a sua última lição, com o tema “40 anos de estudo e ensino sobre integração económica europeia”, no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo. Na sessão de abertura predominou a emoção, quer nas palavras de Leonor Rocha, Diretora da Escola de Ciências Sociais, quer no discurso de Conceição Rego, Diretora do Departamento de Economia. A síntese sobre a longa carreira do Professor Caetano ficou a cargo de Elsa Vaz, Professora do Departamento de Economia que, também emocionada contou que o seu próprio percurso profissional tem sido sempre ao lado do Professor José Caetano.
Leonor Rocha, Diretora da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora estruturou a sua intervenção em torno de emoções. Confessou sentir um misto de alegria, a tristeza e … inveja. E passou a explicar “alegria, pela longa vida que o Professor Caetano dedicou a esta casa, e por isso, lhe agradeço. Tristeza, porque nos custa que deixe de estar presente, diariamente. Inveja porque todos os que saem partilham “ai como isto é bom”. A Diretora fez votos para que esta nova fase sem compromissos seja longa, com saúde e disfrutada.
Já Conceição Rêgo, Diretora do Departamento de Economia, lembrou “hoje o que nos traz é a celebração de uma carreira de serviço público, dedicada à Universidade de Évora e ao Departamento de Economia – a carreira do Professor José Caetano. É um percurso longo que marcou várias gerações de estudantes. A Professora agradeceu ao Professor José Caetano “o rigor e a procura de consensos”, esperando poder continuar a contar com a reflexão e a ponderação a que o professor nos habituou desde sempre”.
Coube a Elsa Vaz, Professora do Departamento de Economia, apresentar a carreira profissional de José Caetano, que foi ilustrando com momentos vividos. Louvou a sua capacidade de envolver os docentes mais jovens e de motivar o desenvolvimento de estudos em equipa.
Quando chegou a sua vez de intervir, José Caetano brincou “depois das palavras das colegas, sinto-me um pouco inseguro, pois o risco de não corresponder às expectativas é enorme. Estou quase tão nervoso como há 41 anos, quando dei a primeira aula de Integração Económica”. Frisou que este foi um grande desafio”, que lhe abriu portas “tive oportunidade de estudar, ensinar e refletir sobre a União Europeia, à medida que os acontecimentos, que hoje entendemos como marcos, se foram desenrolando.”
Antes de iniciar a sua última lição, o Professor fez questão de deixar uma palavra de agradecimento “à Professora Conceição Rêgo, que foi a minha primeira aluna, em 1983, por ter organizado esta sessão, contra a minha vontade; aos meus alunos. Aquilo que sou hoje, deve-se, em parte, aos meus alunos; aos funcionários desta casa, e à minha família que sempre foi âncora deste percurso.”
José Caetano iniciou o seu percurso na Universidade de Évora, ainda como estudante, onde ingressou em 1979. Terminou a Licenciatura em Economia em 1983, tendo sido monitor entre 1981 e 1982. No dia 30 de setembro de 1984, entrou na carreira docente, com afiliação ao departamento de economia da Universidade de Évora, tendo lecionado várias disciplinas de licenciatura e mestrado, entre as quais Economia Internacional, Relações Económicas Internacionais, Mercados Internacionais, Política Económica, Gestão e Planeamento Autárquico, Investimentos Internacionais. Desempenhou funções de gestão em vários momentos da sua carreira, enquanto Diretor do Departamento de Economia, membro da Assembleia da UÉ e do Conselho Científico e Vice-Reitor. Assumiu também a Direção do Centro de Documentação Europeia.