Universidade de Évora estreia curso Portugal, País Improvável! com reflexão sobre identidade nacional
A Universidade de Évora (UÉvora) assinalou o lançamento do programa de formação “Portugal, País Improvável! Uma visão integrada sobre Portugal”, uma iniciativa gratuita, organizada em parceria com a Fundação António Pargana. A sessão de abertura decorreu no dia 24 de setembro, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo.
Destinado a estudantes universitários e pré-universitários, luso-descendentes e luso-falantes, o programa propõe uma reflexão abrangente sobre geografia, política, história, economia, sociedade e diáspora portuguesas, procurando compreender como um país de pequena dimensão, com recursos limitados e crises cíclicas, conseguiu preservar a sua independência, unidade e alcançar elevados níveis de desenvolvimento humano.
Na sessão de abertura marcaram presença Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉvora, e Diogo Feio, da Fundação António Pargana. Para a Reitora da UÉvora, “a identidade do nosso país deve ser mantida como um todo. Pensar este carácter improvável de Portugal é um desafio de longa duração e de vários complementos, tal como irão ver durante o curso. É como olhar para as diferentes faces de uma pirâmide, é, portanto, um tema que não se esgota, mas que permite refletir sobre questões amplas, desde a identidade nacional à integração na Europa e no mundo. É um desafio positivo e agradeço à Fundação pelo convite lançado à Universidade”, destacou Hermínia Vasconcelos Vilar.
Diogo Feio sublinhou a pertinência da iniciativa, afirmando que “é com enorme prazer que estreamos este curso na Universidade de Évora. Adorava ter assistido a um curso destes quando fui estudante. Gostava que pensassem em Portugal de uma forma positiva. Um país com séculos de história, mas também com muito futuro. Enfrentamos desafios globais, mas temos de pensar Portugal fora da caixa, porque este país tem dimensões incríveis e consegue sistematicamente vitórias não esperadas”.
A primeira sessão, dedicada à área da Economia, contou com as intervenções de Bernardo Ivo Cruz, antigo Secretário de Estado da Internacionalização (2022-2024) e docente do Departamento de Economia da UÉvora, que abordou o tema “Portugal aberto ao Mundo: A Internacionalização da Economia Portuguesa”. Ainda nesta primeira sessão, Mouhaydine Tlemcani, docente do Departamento de Engenharia Mecatrónica, convidou os participantes a embarcar numa viagem de conhecimento das Spin-offs e da Inovação Tecnológica. Seguiu-se ainda uma visita aos laboratórios de Mecatrónica do Colégio Luís António Verney, com vista a dar a conhecer aos participantes a aplicabilidade do conhecimento transmitido.
O curso decorrerá ao longo dos meses de outubro e novembro, integrando um total de cinco sessões, estando a próxima atividade prevista para 22 de outubro, na Pedreira de Mármores de Estremoz, com a colaboração do Centro Ciência Viva de Estremoz, contando com os contributos de Rui Dias, docente do Departamento de Geociências da UÉvora, numa sessão subordinada ao tema “Sustentabilidade Insustentável”. Está igualmente prevista uma visita à Assembleia da República, em Lisboa, reforçando o caráter multidisciplinar e experiencial da iniciativa.
Publicado em 25.09.2025