Investigadores da Universidade de Évora participam no evento internacional Expanding Collections em Lisboa

Ilustração do item

De um processo de seleção de candidatos a participar no evento internacional Expanding Collections, que decorreu no dia 6 de setembro, no Makers In Little Lisbon, em Lisboa, Anderson Antunes e Keitty Oliveira, ambos investigadores da Universidade de Évora, são dois dos 24 participantes deste evento que reuniu especialistas e profissionais da área de museus para discutir novas abordagens na gestão e interpretação de coleções, com foco na inclusão, diversidade e inovação. 

Anderson Antunes é investigador no Instituto de História Contemporânea da Universidade de Évora e no IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, trabalhando no projeto da FCT Redes de conhecimento na África do século XIX: uma abordagem das Humanidades Digitais aos encontros coloniais e ao conhecimento local nas narrativas das expedições portuguesas (1853-1888). Combina uma licenciatura em estudos museológicos, uma especialização em comunicação científica e um mestrado e doutoramento em história da ciência, tendo visto o seu trabalho publicado em artigos e capítulos de livros na América Latina e na Europa, bem como em congressos internacionais, especialmente nas áreas de Estudos Museológicos, História da Ciência, Comunicação Científica e Humanidades Digitais.

Por outro lado, Keitty de Oliveira Silva é investigadora no CIDEHUS da Universidade de Évora, estando envolvida nos projetos CULTIVAR e TRANSITION, que se concentram no desenvolvimento sustentável e na preservação do património cultural. É mestre em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (Universidade de Évora, 2025), complementado por um período Erasmus+ na Universidade Complutense de Madrid.  Participou em vários projetos de investigação financiados pela FCT e pela União Europeia, programas de mobilidade académica e estágios internacionais, incluindo no Museo Nacional de Ciencias Naturales (Espanha). Com experiência na organização de eventos académicos e na coordenação de laboratórios de património, a sua investigação explora o Património Cultural e a Museologia, com foco na Transformação Digital de Museus e Património Digital, com interesses adicionais no Património Industrial e Subaquático.

No âmbito da sua seleção para o evento que teve lugar no dia 6 de setembro, Anderson Antunes e Keitty Oliveira, representaram a Universidade de Évora neste espaço de discussão coletiva acerca dos desafios do setor da museologia e do potencial dos dados abertos, contribuindo para o desenvolvimento de um sistema independente de sinalização de dados que vida promover novas colaborações intersectoriais. Na sessão colaborativa Expanding Collections, os investigadores discutiram sobre as perspetivas que as plataformas digitais, como a Europeana, oferecem para a divulgação de acervos museológicos em formato digital e as possibilidades que o uso de recursos específicos oferece aos investigadores. Nesta sessão, foi facultada formação sobre o uso de APIs (Interface de Programação de Aplicações) para a identificação de lacunas na documentação disponível online proveniente de instituições europeias, sendo assim fundamental na identificação de silenciamentos e invisibilidades em acervos, como aqueles que estão sendo trabalhados pelos nossos investigadores.

A participação dos investigadores da UÉvora neste encontro internacional reforça o compromisso da instituição com a promoção de práticas museológicas contemporâneas e a valorização do património cultural.

Publicado em 09.09.2025