Estudantes da UÉvora distinguidos com 2.º Prémio em Concurso Internacional de Guitarra na Europa Central
Márcio Silva, estudante do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora (UÉvora), e Diogo João, antigo aluno da Licenciatura em Música também da UÉvora, conquistaram o 2.º Prémio na categoria de duos de guitarra do Concurso Internacional Guitar Plus 1, integrado no Festival Internacional LIGITA Guitarrentage 2025, que decorreu entre os dias 10 e 12 de julho, no Principado do Liechtenstein.
O duo, que atua sob o nome Duo Sirius, destacou-se entre os participantes internacionais com um programa exigente e de elevada qualidade técnica e interpretativa, apresentando obras de Liebermann, J.S. Bach, Castelnuovo-Tedesco, de Lhoyer e Jolivet, ao longo das duas provas do Concurso.
O evento foi promovido pela Associação Liechtensteiner Gitarrenzirkel, reconhecida pela sua dedicação à promoção da música para guitarra clássica a nível internacional e o júri foi composto por prestigiadas figuras do panorama de guitarra europeu e internacional: Stefan Hackl (Áustria), que presidiu ao painel, Lydia Bach (Tajiquistão), Dieter Kreidler (Alemanha), Augustin Wiedemann (Alemanha) e Ignacio Rodes (Espanha).
Esta distinção internacional evidencia o percurso de excelência dos músicos formados na Universidade de Évora, bem como o dinamismo artístico que caracteriza a atividade da Escola de Artes. Através da participação ativa em concursos e festivais de prestígio, os seus estudantes e alumni continuam a afirmar-se no panorama musical europeu, reforçando o papel da UÉvora na promoção da criação artística e do ensino especializado em música.