Estudantes da UÉvora distinguidos com 2.º Prémio em Concurso Internacional de Guitarra na Europa Central

Ilustração do item

Márcio Silva, estudante do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora (UÉvora), e Diogo João, antigo aluno da Licenciatura em Música também da UÉvora, conquistaram o 2.º Prémio na categoria de duos de guitarra do Concurso Internacional Guitar Plus 1, integrado no Festival Internacional LIGITA Guitarrentage 2025, que decorreu entre os dias 10 e 12 de julho, no Principado do Liechtenstein.

O duo, que atua sob o nome Duo Sirius, destacou-se entre os participantes internacionais com um programa exigente e de elevada qualidade técnica e interpretativa, apresentando obras de Liebermann, J.S. Bach, Castelnuovo-Tedesco, de Lhoyer e Jolivet, ao longo das duas provas do Concurso.

O evento foi promovido pela Associação Liechtensteiner Gitarrenzirkel, reconhecida pela sua dedicação à promoção da música para guitarra clássica a nível internacional e o júri foi composto por prestigiadas figuras do panorama de guitarra europeu e internacional: Stefan Hackl (Áustria), que presidiu ao painel, Lydia Bach (Tajiquistão), Dieter Kreidler (Alemanha), Augustin Wiedemann (Alemanha) e Ignacio Rodes (Espanha).

Esta distinção internacional evidencia o percurso de excelência dos músicos formados na Universidade de Évora, bem como o dinamismo artístico que caracteriza a atividade da Escola de Artes. Através da participação ativa em concursos e festivais de prestígio, os seus estudantes e alumni continuam a afirmar-se no panorama musical europeu, reforçando o papel da UÉvora na promoção da criação artística e do ensino especializado em música.

Publicado em 24.07.2025