Concerto em Évora revive histórica missão japonesa do século XVI com música do Cancioneiro dElvas
Na passada segunda-feira, 21 de julho, pelas 17h30, a Igreja do Espírito Santo, em Évora, foi palco de um concerto memorável que encerrou a série de apresentações dos Tenshō Embassy Concerts, uma coprodução entre o Festival das Artes QuebraJazz e a Universidade de Évora. O espetáculo assinalou o reencontro musical entre o Japão e Portugal, celebrando os 440 anos da célebre Embaixada Tenshō, protagonizada por quatro jovens japoneses cristãos que visitaram a Europa no final do século XVI.
O concerto, dirigido pela prestigiada maestra japonesa Tomomi Nishimoto e interpretado pelo IllumnArt Philharmonic Renaissance Ensemble, recriou musicalmente a epopeia dos jovens dáimios Chijiwa Miguel, Ito Mâncio, Hara Martinho e Nakaura Julião, que entre 1582 e 1590 percorreram milhares de quilómetros desde Nagasaki até Roma, com passagem por Portugal. Durante essa jornada, os jovens absorveram a cultura renascentista europeia, incluindo a música, que mais tarde ajudariam a divulgar no Japão.
A atuação em Évora encerrou um ciclo de quatro concertos, que passaram também por Lisboa (Museu do Oriente, 16 de julho), Coimbra (Capela de São Miguel, 19 de julho) e Vila Viçosa (Cineteatro Florbela Espanca, 20 de julho). Em cada cidade, a música renascentista foi o fio condutor de uma evocação histórica que fundiu arte, diplomacia e interculturalidade.
Com o apoio da Embaixada do Japão em Portugal, esta iniciativa contribuiu para dar a conhecer ao público uma das mais fascinantes páginas do encontro entre o Ocidente e o Oriente. Em Évora, o concerto contou com uma assistência atenta e emocionada, numa viagem musical que honrou a memória dos quatro jovens japoneses.
O programa incluiu obras do Cancioneiro Musical d’Elvas, uma das mais importantes coleções musicais portuguesas do Renascimento, com interpretações sensíveis e envolventes de peças como "Lo que queda es lo Seguro", "Porque me nāo ves Joana" ,"Las tristes lagrimas mias", "Ojuelos graciosos" e "Toda noite e todo dia".
Sublinhar que o grupo fez uma visita aos CES com o Prof. Patrocínio. A Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade, Profª Ana Telles foi a intermediária para a realização deste concerto em Évora.