Universidade de Évora Participa em Assembleia da UNIMED e Reforça Estratégia de Internacionalização
A Vice-Reitora da Universidade de Évora (UÉVORA) para a Investigação, Inovação e Internacionalização, Maria João Costa, representou a instituição na Assembleia Geral da UNIMED – União das Universidades do Mediterrâneo – realizada nos dias 9 e 10 de julho, na Universidade da Calábria (Itália).
Para Maria João Costa, a participação da Universidade de Évora nesta assembleia “reforça o seu compromisso com a cooperação transnacional, a inclusão, a promoção da ciência ao serviço das comunidades e o reforço do diálogo intercultural. Esta presença inscreve-se na estratégia institucional no eixo 3i (Investigação, Inovação e Internacionalização) e sublinha o papel da UÉvora como parceira ativa nas redes académicas e científicas do Mediterrâneo”. Segundo a Vice-reitora para a Investigação, Inovação e Internacionalização a “criação de um novo ‘Pacto para o Mediterrâneo´, impulsionado pela Comissão Europeia, foi particularmente relevante nas discussões”.
O encontro reuniu mais de 150 representantes de cerca de 90 instituições de ensino superior de 20 países da região euro-mediterrânica. Durante dois dias de trabalho intenso, foram debatidos temas estratégicos como mobilidade académica, alterações climáticas, inteligência artificial na educação, inovação na área da saúde, acolhimento de refugiados, diplomacia académica, e o papel das universidades na promoção da paz e da cooperação regional.
