Campo de Férias da Universidade de Évora promove criatividade, conhecimento e partilha

Ilustração do item

Entre os dias 30 de junho e 11 de julho, os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora (SASUE) organizaram mais uma edição do Campo de Férias, uma iniciativa já consolidada que proporcionou momentos únicos a mais de meia centena de crianças, com idades entre os 6 e os 12 anos.

Direcionado sobretudo à comunidade académica, o Campo de Férias assume-se como um verdadeiro serviço de apoio às famílias da Universidade, refletido no facto de cerca de 70% das crianças participantes serem filhos de funcionários técnicos e administrativos, investigadores e docentes da UÉvora.

O programa destacou-se pela diversidade de atividades e pelo forte envolvimento das várias unidades orgânicas (UO’s) da Universidade de Évora, nomeadamente a Escola de Artes e a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Estas escolas dinamizaram oficinas criativas e visitas temáticas, que passaram por workshops de fotografia, escultura e pintura, aprendizagem das técnicas fundamentais de suporte básico de vida, entre outras atividades promovidas por docentes e investigadores das duas UO’s.

Ao longo de duas semanas, as crianças experimentaram ainda jogos de tabuleiro e exploraram o universo dos desportos de combate, tendo ainda participado em desafios interativos e quizzes de cultura geral. Para além do caráter lúdico, o Campo de Férias da UÉ promoveu também momentos de convívio, aprendizagem e cooperação, fortalecendo os laços entre a Universidade e a sua comunidade.

Esta edição reforçou, uma vez mais, o compromisso da Universidade de Évora com o bem-estar da sua comunidade interna, através de iniciativas que aliam educação, criatividade e cidadania, tendo contado com uma equipa de monitores e voluntários composta por estudantes, alumni e funcionários técnicos e administrativos que aderiram à iniciativa com entusiasmo, dedicação e espírito de partilha.

 

Publicado em 15.07.2025