Universidade de Évora estreia Teatro Académico e Comunitário

Ilustração do item

O Teatro Académico e Comunitário da Universidade de Évora (TACUÉ) estreou-se no passado dia 2 de julho, com a apresentação do espetáculo “Entre nós e o novelo”, no Palácio Barrocal, sede da Fundação INATEL em Évora. A estreia decorreu perante uma plateia numerosa e entusiasta, refletindo o interesse e o envolvimento da comunidade académica e local nesta nova iniciativa cultural.

O TACUÉ é uma ação estratégica integrada na Vice-Reitoria para a Cultura e Comunidade, que surge no âmbito de uma parceria entre a Universidade de Évora e a Fundação INATEL, com o objetivo de criar um espaço de expressão artística, desenvolvimento pessoal e aproximação entre a academia e a comunidade envolvente.

Iniciado no presente ano letivo, o grupo tem vindo a afirmar-se como uma plataforma de formação e experimentação criativa, onde são promovidas competências essenciais como a comunicação, a criatividade, a oratória, o trabalho em equipa e a valorização da expressão individual e coletiva. O projeto dirige-se tanto à comunidade académica como à comunidade eborense, promovendo a transversalidade e a inclusão através da prática teatral.

O espetáculo inaugural “Entre nós e o novelo” resultou de um processo de criação coletiva, protagonizado pelos membros do grupo: Alexandre Rêgo, Ana Sampaio, Ana Veiga, Bela Carvalho, Diana Soeiro, Inês Meireles, Isabel Ramos, Joana Gaspar, Lis Soeiro, Luís Inocentes, Luís Machado e Maria Domingas, sob a orientação do formador Paulo Roque, antigo estudante da Universidade de Évora.

O TACUÉ retomará a sua atividade no início do próximo ano letivo, altura em que abrirá novas inscrições, convidando a comunidade a participar neste projeto que alia arte, educação e cidadania.

 

Publicado em 14.07.2025