Prémio Europa Nostra 2025 distingue professor da Universidade de Évora

Ilustração do item

 

João Barros Matos, Arquitecto, Professor do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes, Investigador do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) e membro da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer tradicional, foi um dos galardoados dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2025 — a mais prestigiada distinção europeia no domínio do património cultural.

O prémio reconhece a qualidade da obra de adaptação da Fortaleza de Peniche a Museu Nacional da Resistência e da Liberdade. O projeto baseou-se na preservação da autenticidade das construções existentes, revelando quatro diferentes camadas de tempo: a rocha, a fortaleza, a prisão e o museu. A intervenção assentou na ideia de que conservar, adaptar e construir de novo são ações complementares que, em conjunto, estão na base do próprio conceito museológico. Inaugurado a 27 de abril de 2024, o museu é hoje um importante espaço de memória da resistência contra o fascismo e da luta pela liberdade, integrando uma rede internacional de instituições dedicadas à preservação de locais de memória da repressão imposta por regimes autoritários.

Criado pela Comissão Europeia em 2002, o prémio tem o objectivo de premiar as melhores práticas de intervenção no património cultural e fomentar o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos. No ano de 2025 foram apresentadas 251 candidaturas provenientes de 41 países europeus, tendo sido premiados três projectos portugueses: o Museu Nacional Resistência e Liberdade-Fortaleza de Peniche (na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa), o programa governamental Saber Fazer (na categoria Educação, Formação e Competências) e o projecto de revitalização da tecelagem tradicional de Almalaguês (na categoria Envolvimento dos Cidadãos e Sensibilização).

De destacar que em 2025 também foi premiado e reconhecido o trabalho dos seguintes docentes do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora em prestigiados prémios nacionais e internacionais: Daniel Jiménez, vencedor do Prémio de la Excelência en la Construcción; João Santa Rita, vencedor do Prémio FORMA 2023; Pedro Matos Gameiro, selecionado para o X Prémio de Arquitetura ENOR 2025 e finalista do Prémio Nacional de Arquitectura FORMA; Marlene dos Santos e Bruno Oliveira, finalistas do Prémio FAD de Arquitetura 2025; Marta Frazão, selecionada para o Prémio FAD Arquitetura 2025; Francisco Freitas e Luís Valente, atribuição de menção honrosa no Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2023. Para além disso, foram ainda reconhecidos os trabalhos dos alunos Edgar Raposo e Tony Marques, ao terem sido selecionados para o prestigiado Prémio ArchiPrix Portugal 2025.

Mais informações e vídeo oficial dos Prémios Europa Nostra 2025 aqui

Publicado em 17.06.2025