Jornadas Internacionais EdSex decorrem em Évora com foco na Sexualidade no Ensino Superior

Ilustração do item

Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora acolhe as Jornadas Internacionais EdSex-Évora - Sexualidade em Foco: Diálogos e Desafios no Ensino Superior, um encontro que reúne especialistas, docentes e investigadores em torno da reflexão sobre a abordagem da sexualidade no contexto académico.

O evento insere-se no âmbito do Projeto EdSex – Education on Sexuality, uma iniciativa europeia desenvolvida em consórcio entre a Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha), a Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade de Évora, com a participação da Seattle Pacific University (EUA) como entidade convidada.

A sessão de abertura contou com a intervenção de Ana Frias, Professora da Universidade de Évora, Coordenadora do Projeto EdSex em Évora, que deu as boas-vindas aos participantes, sublinhando o caráter inovador e desafiante desta iniciativa. Para Ana Frias, o projeto é "exigente, desafiador e enriquecedor", sendo fundamental para "repensar como a sexualidade é abordada no ensino superior". Destacou ainda a importância da "construção de sinergias" e do "despertar de uma consciência partilhada numa abordagem inclusiva e ética no contexto universitário", sublinhando que o trabalho desenvolvido está já a dar origem a "recursos pedagógicos muito úteis para estas áreas de formação". Ana Frias não hesitou em afirmar que “falar de sexualidade é necessário e urgente”, acrescentando que se trata, acima de tudo, de “um ato de responsabilidade”.

Também Otília Zangão, em representação da direção da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, reiterou a relevância da sexualidade enquanto dimensão da saúde e do desenvolvimento humano, considerando essencial que a universidade assuma um papel formativo ativo neste domínio. Segundo a docente, “a universidade deve ser capaz de formar profissionais melhor preparados para abordar a temática da sexualidade”, com vista a garantir “um ensino mais atento, humano e transformador”.

As jornadas incluem comunicações, mesas-redondas e workshops que abordam a sexualidade numa perspetiva interdisciplinar, integrando os contributos das ciências da saúde, ciências sociais e humanas, e educação, com o objetivo de fomentar práticas pedagógicas mais inclusivas, informadas e sensíveis à diversidade.

Publicado em 13.06.2025