Tomada de Posse do Conselho de Avaliação da Universidade de Évora
Decorreu hoje, dia 14 de maio de 2025, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, a cerimónia de tomada de posse dos novos representantes dos funcionários técnicos e administrativos e estudantes no Conselho de Avaliação, órgão responsável por acompanhar e promover os processos de autoavaliação e garantia da qualidade na instituição.
A sessão foi presidida por Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, que agradeceu aos novos elementos “pela motivação e disponibilidade em aceitarem este desafio” e também aos que terminam a sua missão neste Conselho “pelo seu empenho durante o exercício de funções”.
Ana Fialho, Pró-Reitora para a Qualidade, Planeamento e Finanças da UÉvora é a Presidente do Conselho de Avaliação que é também composto por Ana Geraldes, responsável pela Divisão de Planeamento e Garantia da Qualidade, por docentes e investigadores da Universidade que presidem os Conselhos Pedagógicos das Unidades Orgânicas, Cristina Queiroga, Gertrudes Guerreiro, Ermelinda Caldeira, Célia Figueiredo, João Malta e Ana Teresa Caldeira, bem como por Ana Beatriz Calado, Presidente da Associação Académica, e pelos novos membros que hoje tomaram posse, Sílvio de Matos, Manuela de Barros e Carla Mendes, em representação dos funcionários técnicos e administrativos, e, Carlota Vieira, Inês Ribeiro e Helena Caldeira, em representação dos estudantes da UÉvora.
A missão do Conselho de Avaliação da Universidade de Évora passa por supervisionar o sistema interno de garantia da qualidade da universidade e das suas unidades orgânicas e serviços, baseado na autoavaliação e no princípio da melhoria contínua, com vista ao desenvolvimento de uma cultura da qualidade. Entre as suas competências destacam-se a monitorização dos ciclos de estudos, a análise dos indicadores de desempenho e a emissão de pareceres sobre os mecanismos internos de garantia da qualidade.
A Universidade de Évora reafirma, assim, o seu compromisso com a qualidade, a transparência e a responsabilidade institucional, pilares essenciais para a prossecução da sua missão educativa, científica e de serviço à sociedade.