Desenvolvimento Regional em Debate: Desafios, Oportunidades e Boas Práticas
Especialistas do setor público, privado e da academia juntaram-se para refletir sobre os desafios e oportunidades que moldam o futuro das regiões. A iniciativa, que decorreu no dia 8 de maio de 2025, no auditório da Universidade de Évora, teve como orador principal Alberto João Jardim, antigo Presidente do Governo Regional da Madeira, que interveio sobre o desenvolvimento regional da Região Autónoma da Madeira como estudo de caso.
João Nabais, Vice-Reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade, enalteceu o facto da conferência contar com “oradores de excelência” e debater um “tema profundamente ligado à Universidade de Évora”, ainda mais “num momento em que o Alentejo está em processo de mudança”, referindo-se, nomeadamente, às áreas da agricultura e da energia, com foco nas renováveis, como a solar. Ainda assim, tal como recordou o Vice-Reitor, a região debate-se com problemas demográficos, como “o envelhecimento e a diminuição do número de habitantes”.
Nesse sentido, João Nabais destacou o papel positivo da Universidade de Évora: “Somos um polo de desenvolvimento na região”, reconhecendo que “não há desenvolvimento sem a aposta na formação dos recursos humanos e em estruturas âncora, seja na área da saúde, seja em outras, para a melhoria das condições de vida”. Sublinhou, ainda, a importância do envolvimento dos estudantes no acompanhamento deste tipo de iniciativas.
José Saragoça, em representação da Escola de Ciências Sociais, salientou igualmente a importância desta iniciativa: “Representa uma oportunidade excecional, contando com um painel de excelência.”
Para Rui Salgado, diretor do IIFA, este assunto “é premente” para a Unidade Orgânica que dirige, dada a sua missão no âmbito da formação avançada e da investigação e inovação. “Podemos e temos impacto na região, não só no imediato, mas também com aplicação futura, ou seja, daqui a 10 ou 20 anos” – enfatizou.
Rui Fragoso, diretor do CEFAGE, frisou que “uma das áreas a que o CEFAGE se dedica é precisamente o desenvolvimento regional, um tema atual no contexto nacional, marcado por assimetrias diversas com consequências negativas, tanto para as zonas litorais, onde se concentra a maior parte da população, como para as regiões do interior.”
O antigo Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, defendeu na sua intervenção a necessidade de devolver o poder à população, afirmando que a região precisa de “um governo próprio e de uma definição clara das competências do Estado e da região”.
A encerrar a iniciativa, Noémi Marujo, Vice-Reitora para a Comunicação e Promoção Institucional e Informação Documental e coordenadora da Conferência considerou que o desenvolvimento regional é “cada vez mais importante para o crescimento das regiões”, destacando que sem ele não há “qualidade de vida”, nem “crescimento económico, social ou cultural”. Considerou, ainda, que a Universidade de Évora tem um papel fundamental na questão do desenvolvimento regional, nomeadamente, através da investigação.
O evento contou com uma mesa-redonda sobre o tema “Desenvolvimento Regional”, moderada por Luís Matias, diretor da Rádio DianaFM. Este debate reuniu diversos especialistas e decisores, entre eles o próprio Alberto João Jardim, Tiago Teotónio Pereira (CCDR Alentejo 2030), José Roquette (Presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Évora) e Saudade Baltazar, Professora da Universidade de Évora.
O evento foi um espaço de partilha de ideias, propostas e boas práticas para um desenvolvimento regional mais coeso e sustentável. A temática do desenvolvimento regional é cada vez mais urgente, sobretudo num país com tantas diferenças entre regiões. Destacou-se a importância de ouvir vozes com experiências diversas, para pensar soluções concretas e sustentáveis, capazes de melhorar a qualidade de vida das populações e impulsionar o crescimento regional.