Universidade de Évora celebra percurso da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano com distinções e entrega de Orlas aos Estudantes Finalistas

Ilustração do item

A Universidade de Évora viveu hoje, dia 23 de abril, um momento de especial significado com a cerimónia de distinção de professores, técnicos e estudantes da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, que coincidiu com a entrega das Orlas de curso aos estudantes finalistas. A sessão solene, marcada pela emoção e pela afirmação de um percurso de sucesso, decorreu no auditório do Colégio do Espírito Santo, na presença de várias personalidades ligadas à academia e ao território e marca o 4º aniversário desta Escola.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, António Pequito Garcia, em representação da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Alexandre Varela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, e Armando Raimundo, Diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano.

Na sua intervenção, Hermínia Vasconcelos Vilar destacou o crescimento sustentado da ESDH, “numa área tão exigente como a da saúde”, lembrando que “o sucesso alcançado é fruto do trabalho de todos: docentes, investigadores, técnicos e estudantes”. A Reitora reforçou, ainda, a necessidade de mais investimento, nomeadamente em recursos humanos e infraestruturas, para que esta Escola continue a afirmar-se como referência nacional e internacional, aludindo à forte aposta na formação em medicina e ao projeto de construção de uma nova escola junto ao novo Hospital Central do Alentejo, em articulação com várias entidades do território, com o objetivo de criar um verdadeiro cluster da saúde na região. “Esta é uma missão nacional para a qual convocamos o território”, referiu.

António Tito Garcia, em representação da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), dirigiu-se especialmente aos estudantes: “Hoje é o vosso dia. Estamos aqui para celebrar o vosso esforço e dedicação, e para lançar as bases do nosso futuro coletivo”. Reforçou, ainda,  a importância do investimento nacional nas áreas da saúde, não apenas na medicina, mas também no desporto e na promoção do bem-estar. 

Já Alexandre Varela, em representação da Câmara Municipal de Évora, elogiou a vitalidade da Escola e o papel fundamental que esta tem desempenhado no desenvolvimento de projetos conjuntos com o município, como os protocolos para atividades ao ar livre e práticas desportivas voltadas para as crianças e jovens da região. “A Universidade está a seguir um caminho que muito nos orgulha”, afirmou.

Armando Raimundo, Diretor da ESDH, destacou o papel central da formação, da investigação e da transferência de conhecimento para a comunidade. Mencionou ainda as mais recentes adições à oferta formativa da Escola, como o Mestrado em Ciências Biomédicas, e o fortalecimento da proposta para a submissão de um novo curso de medicina, com base em recomendações positivas anteriores. 

O Diretor da ESDH fez questão de apelar à mobilidade dos estudantes, incentivando a participação em programas como o Erasmus, e sublinhou a importância da formação interdisciplinar, bem como a articulação com instituições como a Universidade da Estremadura. “O futuro passa por uma abordagem mais holística, mais global”, frisou, anunciando o envolvimento de treze ateliers na apresentação de propostas para o futuro Polo da Saúde da Universidade de Évora.

O evento ficou também marcado por palavras de gratidão e reconhecimento. Ana Costa Freitas, antiga Reitora, na qualidade de Madrinha da ESDH 2024/2025, que recordou com emoção o processo de criação da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, considerando-o um ato de “visão e coragem”. Sublinhou a importância de se arriscar no desconhecido, com impacto social e formação de estudantes com pensamento crítico. “Tudo o que fazemos abrirá caminho para outros”, afirmou.

Por fim, Vítor Ramos, figura incontornável na trajetória da Escola, na qualidade de Padrinho da ESDH 2024/2025, deixou uma mensagem de gratidão e esperança: “Todas as épocas são de mudança, e é essencial sabermos acompanhá-las”, disse, lembrando que o percurso feito até aqui foi “marcado por passos seguros e superação de desafios”.

No seguimento da sessão, foram entregues os seguintes prémios:

·  Por antiguidade: Prof. Doutor José Marmeleira, Prof Doutor João Malta, Prof Doutor Nuno Batalha, Docentes do Departamento do Desporto e Saúde da ESDH.

·  Aposentação: Prof. Doutor António Neto Vaz, Docente do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da ESDH.

 ·  Agregação: Prof. Doutor Orlando Fernandes, Docente do Departamento do Desporto e Saúde da ESDH

·  Melhor aluno de Licenciatura em 2023/2024: Raul Duarte Oliveira Grenho da Rosa, do Curso de Licenciatura em Ciências do Desporto e Lara Carreira Marques, do Curso de Licenciatura em Reabilitação Psicomotora.

·  Melhor Dissertação de Mestrado em 2024: Sofia Candeias do Curso de Mestrado em Exercício e Saúde.

Foi ainda apresentada a Melhor Dissertação de Mestrado em 2024 por Sofia Candeias, do Mestrado em Exercício e Saúde, e proferido o discurso do representante dos estudantes da ESDH, por Maria Dourado da Silva, do curso de Ciências do Desporto.

Houve ainda tempo para a entrega das Orlas de curso aos Estudantes Finalistas e para um momento gímnico, protagonizado por estudantes da Licenciatura em Ciências do Desporto.

O encerramento foi marcado por um concurso gastronómico, realizado no Jardim do Granito.

Por fim, nota para o momento musical protagonizado por Joana Canhoto, estudante do 3.º ano da Licenciatura em Ciências Biomédicas, que encantou a audiência com a interpretação de três peças ao violino, num instante de grande sensibilidade e talento.

Recorde-se que a ESDH é uma aposta da Universidade de Évora numa abordagem inovadora da formação académica na área da Saúde, fortalecendo a sua ligação à comunidade, aos parceiros e à região do Alentejo. A Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano visa formar profissionais que contribuam para a humanização dos serviços de saúde, procurando igualmente oferecer respostas mais eficazes e eficientes aos principais desafios atuais de saúde pública, prestando especial atenção ao perfil marcante da população desta região.

Publicado em 23.04.2025