AI Cup TE Connectivity: Inovação e Parcerias no Futuro da Empregabilidade

Ilustração do item

AI Cup TE Connectivity: Inovação e Parcerias no Futuro da Empregabilidade

A Universidade de Évora foi palco da cerimónia AI Cup da TE Connectivity, um evento que envolveu estudantes, docentes e representantes da empresa para discutir o futuro da tecnologia, inovação e empregabilidade.

A sessão de abertura teve início com as palavras de João Nabais, Vice-Reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida da Universidade de Évora que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância deste tipo de iniciativas na dinamização da universidade, frisando que a colaboração entre a instituição académica e empresas é fundamental para o crescimento académico e profissional dos estudantes.

Valentina Castro e Carlos Godinho, da Divisão de Empregabilidade da Universidade de Évora (DECPT), falaram sobre a relevância da empregabilidade dos estudantes e a importância de desenvolver competências técnicas que os destaquem no mercado de trabalho. De acordo com os responsáveis, a parceria com a TE Connectivity visa fortalecer ainda mais o trabalho realizado ao longo dos anos, com a formalização de um memorando de entendimento. Este acordo irá servir como uma plataforma para impulsionar iniciativas conjuntas, que respondam às necessidades identificadas por ambas as partes.

"A DECPT será o vosso principal interlocutor e apoio no desenvolvimento de todas as iniciativas que decidam implementar", reforçaram. A visibilidade das ações passadas e a intenção de expandir e melhorar as competências dos alunos foram apontadas como fatores-chave para o sucesso desta colaboração.

O plano de ação anual será elaborado com base nas necessidades que a TE Connectivity identificou, com o objetivo de consolidar o trabalho realizado e encontrar soluções inovadoras para novos desafios.

Durante o evento, Grzegorz Paletko, Coordenador do Programa AI CUP, apresentou o programa aos presentes assim como alguns dos projetos candidatos ao AI CUP 2025. Os grupos portugueses presentes  tiveram a oportunidade de realizar os seus pitches e de receber kits fornecidos pela TE Connectivity.

O primeiro grupo, responsável pelo projeto "Autonomous Training Bench 2.0", foi composto pelos estudantes Harshit Garg, Josué Mbatxi, Pedro Correia e Tiago Lopes, com os Advisors da TE Luís Cabaço e Ricardo Alfaiate e os Advisors da Universidade de Évora, Professores Fernando Janeiro e José Garção.

O segundo grupo, com o projeto "Automatic Tuning for Spring Angle", incluiu os estudantes Ester Cruz, Eva Silva, Henrique Rosa e Thaís Bustillo, orientados pelos Advisors da TE João Santos e os Advisors da UÉvora, Professores Mouhaydine Tlemçani e Teresa Gonçalves.

O terceiro grupo, responsável pelo projeto "AI Vision for CT Scan", foi composto pelos estudantes Ana Pacheco, Lígio José, Luís Barraco e Miguel Grilo, com Advisors da TE Ana Sampaio, André Rodrigues e Tabrez Ajaz, e Advisors da UÉvora, Professores João Figueiredo e Luís Rato.

A cerimónia culminou com a entrega do prémio AI CUP 2024 aos Advisors da TE, Luís Cabaço e Ricardo Alfaiate, e ao Professor Fernando Janeiro, Advisor da Universidade de Évora, pelo Coordenador do Programa, Grzegorz Paletko. O prémio foi atribuído à equipa vencedora do projeto "Bancada de Treino Autónomo", composta pelos estudantes André Verdasca, José Pedro Pratas, Luís Grilo, Miguel Silva, Paulo Vieira e Tiago Travassos, com Advisors da TE e da Universidade de Évora.

Este evento simboliza o compromisso contínuo entre a academia e a indústria, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e a preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

 
Publicado em 15.04.2025