Universidade de Évora recebe Delegação Brasileira da Universidade Federal de Viçosa e Autoridades de Minas Gerais
A Universidade de Évora recebeu, nesta quinta-feira, dia 07 de abril, uma delegação brasileira composta por representantes da Universidade Federal de Viçosa, situada no Estado de Minas Gerais, acompanhados por representantes do Governo e do setor ambiental do Estado brasileiro.
A delegação foi composta por Marília Carvalho de Melo, responsável pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, e Rodrigo Gonçalves Franco, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente. Também integraram o grupo João Paulo Martins, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais, e representantes da empresa de mineralogia Vale S.A.
O programa da visita incluiu uma reunião com a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, onde foram discutidos temas de cooperação académica e científica. A delegação teve ainda a oportunidade de conhecer a Universidade e a cidade de Évora e a sua rica história cultural numa visita conduzida por Themudo Barata, professor de História da academia.
A agenda continua nos próximos dias com uma deslocação a Salvaterra de Magos, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer a Falcoaria Real, um projeto de recuperação de um edifício do século XVIII, que se transformou na principal instituição cultural da vila, promovendo a preservação e divulgação de práticas históricas ligadas à falcoaria.
Ainda no âmbito da visita, a delegação brasileira reunirá com a Vice-Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo (CCRA), Ana Paula Amendoeira, responsável pelo setor da Cultura, para discutir projetos culturais e ambientais conjuntos. A visita também contemplará uma passagem pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, que se destaca pela sua dinâmica única na divulgação da ciência em Portugal, com a orientação de Rui Dias, Professor da Universidade de Évora.
Esta visita reforça os laços de cooperação entre a Universidade de Évora e instituições brasileiras, promovendo o intercâmbio de conhecimentos nas áreas de meio ambiente, cultura e património histórico.
Publicado em 07.04.2025