Universidade de Évora e Universidade de São Tomé e Príncipe assinam acordo de cooperação para novos programas académicos

Ilustração do item
A Universidade de Évora e a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) realizaram, no dia 18 de março, uma 𝐜𝐞𝐫𝐢𝐦𝐨́𝐧𝐢𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐚𝐜𝐨𝐫𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨, que permitirão a implementação do primeiro 𝐃𝐨𝐮𝐭𝐨𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐔𝐒𝐓𝐏 𝐞𝐦 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐞𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐂𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 e do 𝐌𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐏𝐚𝐭𝐫𝐢𝐦𝐨́𝐧𝐢𝐨. 

Para a Reitora da Universidade de Évora, o referido acordo de cooperação “representa um marco significativo na consolidação das relações académicas e científicas entre as duas instituições, promovendo o intercâmbio de conhecimento, a qualificação de recursos humanos e o desenvolvimento académico, cultural e sustentável de S. Tomé e Príncipe”. A Reitora destacou, ainda, o percurso realizado até à concretização do protocolo, salientando a relevância da acreditação dos cursos como um passo fundamental para o fortalecimento da investigação científica em São Tomé e Príncipe. “É um processo exigente, mas essencial para a consolidação e o reconhecimento da universidade no futuro, garantindo que as suas formações sejam cada vez mais valorizadas, tanto a nível interno como externo", afirmou Hermínia Vasconcelos Vilar. A cerimónia contou com a presença da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, da Reitora da USTP, Helga Aguiar e do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Leandro da Silva, bem como dos dirigentes das unidades orgânicas, dos coordenadores dos respetivos cursos.

Publicado em 22.03.2025